Como planejar a cozinha do seu Restaurante

Posted on Updated on

Solução e prevenção na hora de planejar a linha mestra de sua cozinha

Por: Carolina Vilela

A poeira causada pelas reformas e construções pode se tornar algo menos aborrecedor quando os empresários se propõem a contratar empresas ou profissionais especializados. Para quem conhece apenas a cozinha de uma casa, se surpreende ao visitar a “indústria de refeições” que existe dentro de hotéis, restaurantes, empresas, entre outros. Tijolo por tijolo, azulejo por azulejo, cada detalhe tem sua especificação e importância.

E para montar um ambiente tão característico como uma cozinha, encontrar arquitetos e engenheiros direcionados para esse setor não é uma das tarefas mais simples. Porém, dos poucos, pode se ver anos de experiência e projetos grandiosos. No mercado há algumas empresas responsáveis apenas em planejar cozinhas ou arquitetos e engenheiros que trabalham como autônomos para vários estabelecimentos e projetos.

como_planejar_cozinha_1 O ideal seria que o cliente, quando se propõe a contratar esse serviço, não decida fazer nada de última hora. Segundo o diretor e engenheiro da Nucleora Cozinhas Profissionais, Dimas Rodrigues de Oliveira, um bom projeto se faz mais ou menos em dois meses, porém, melhor seria levar esse tempo apenas discutindo. “Muitas vezes, pela afobação do cliente, algumas necessidades não são inseridas, o que acarreta transtornos mais tarde”, diz.

O tempo utilizado para a finalização de tudo, vai depender exclusivamente do dinheiro que cada cliente pode disponibilizar naquele momento. No caso das reformas, onde as cozinhas normalmente estão desatualizadas, os projetos são os mais desafiadores, todas as modificações têm que acontecer com o cliente funcionando. “Parar significa prejuízo”, comenta Dimas. Segundo o arquiteto, Eduardo Vianna, tudo tem solução, para aqueles que desejam mais velocidade, até o aluguel de um container para servir como cozinha improvisada, pode ser uma opção. “Nos autódromos, eles são muito utilizados”, ressalta.

De acordo com Eduardo, quando se trata de uma reforma, ele visita a operação e acompanha todo o fluxo que acontece dentro do estabelecimento, principalmente, nos horários de pico. Certa vez foi chamado pelo dono de uma pizzaria que tinha problemas quanto à espaço. O arquiteto observou, através de um desenho na planta do lugar, que os caminhos que faziam os funcionários, a comida, os clientes e o lixo, chegavam em um ponto que todos se cruzavam, fazendo com que tudo se transformasse em um grande nó. Muitas pessoas que chegavam até a porta com a intenção de comer uma pizza iam embora por conta da bagunça. “Imagina o dono, ele não consegue enxergar isso, pois está dentro do problema. Ele não tem uma visão gráfica e setorial”, explica.

Equipamentos

O profissional, além de tudo tem que ter bons argumentos na hora de convencer o cliente. Nem sempre o equipamento mais barato é o melhor, apesar de parecerem iguais. “Quando se é leigo você pensa que é a mesma coisa, além disso, o mercado vende essa idéia. As vezes nós temos que utilizar equipamentos que são importados, porque os nacionais não conseguem ter os mesmos benefícios”, comenta Dimas. Segundo o engenheiro, há muito problema com o que ele chama de certa “pirataria”, uma cópia mal feita, onde o conteúdo não é igual e tem muitas pessoas sendo enganadas por isso.

O arquiteto Eduardo, também tem a mesma opinião. Para ele, alguns equipamentos específicos não são bons mesmo. O grill, por exemplo, que imita o estilo americano de comer, não se encontra de qualidade no mercado nacional. Outra parte problemática, segundo ele, é o sistema coock chill, uma nova forma de tecnologia implantada nas cozinhas, que regenera os alimentos, cozinha e depois congela. “É a tendência hoje. O princípio é diminuir a mão-de-obra”, explica. O cook chill, transforma todos os processos industriais em uma central e só leva para as outras empresas ou ponto, a parte de preparo final. Isso faz com que centralize a produção e diminua a quantidade de funcionários. “No Brasil, as empresas ainda estão criando esse mercado. Não é que o país seja atrasado, mas sim, é um processo novo, que estamos começando agora”, diz Eduardo. Porém, o arquiteto ressalva, que os equipamentos de aço-inox e de refrigeração, já é possível encontrar de qualidade.

Agora veja alguns detalhes que podem parecer pequenos, porém na correria do dia-a-dia fazem toda a diferença. Lembrando que a cozinha de uma empresa é muito diferente daquela que fica dentro de casa. É uma pequena indústria, que tem uma linha de produção, equipamentos específicos e segue todo um roteiro, onde tem entrada, transformações, processos e resíduos. Uma engenharia que é muito diferente, principalmente, no que se refere à quantidades.

como_planejar_cozinha_2 Normalmente em uma cozinha caseira se utiliza madeira, material decorativo. Já na industrial, tem que especificar equipamentos que durem 20 a 30 anos. “Que agüentem levar porrada o dia inteiro”, comenta Eduardo. Que justifica essas palavras ao dizer que os profissionais que trabalham na cozinha não são os mais delicados e usam até os pés para fechar as portas.

1 – Patru, equipamento colocado entre o fogão e o espaço em que o garçom busca a comida. Serve como uma estufa, onde o prato que terminou de ser feito, permanece aquecido até a vinda do garçom.

Também tem uma parte que ajuda a manter a temperatura adequada para as saladas;

2 – Coifa, é ideal que utilizem a que possui um sistema que “lava” a fumaça e joga para fora, pois geralmente a saída do equipamento, em um hotel, por exemplo, fica perto da janela de um apartamento;

3 – Não tem armário fechado. Tudo fica aberto para facilitar a visualização dos utensílios;

4 – Forro tem que ser de PVC lavável;

5 – A luminária tem que ser protegida. Para que quando uma lâmpada estoure nada caia sobre os alimentos que estão sendo preparados;

6 – Piso tem que ser antiescorregadio, para evitar acidentes de trabalho na correria dos funcionários e de preferência o material tem que ser cerâmica;

7 – Geladeira com vidro, para que não haja perda de tempo procurando o que se quer e nem gasto de energia com ela aberta;

como_planejar_cozinha_3

A definição de como serão servidas as refeições mudam todo o projeto. Cada forma tem as suas especificações e necessidades. O sistema à la carte, por exemplo, exije que ao lado do fogão já tenha um freezer ou refrigerador com os bifes cortados e organizados para que o funcionário possa ser mais ágil no momento de fritá-los. Já no sistema self-service essa preocupação não é primordial.

Investimento lucrativo

Apesar dos gastos, que não são poucos, as empresas que optarem por planejarem as suas cozinhas, ou mesmo, em atualizarem as que já estão em funcionamento, devem ter em mente que todo o investimento pode trazer retorno. Segundo o engenheiro Dimas, ele teve que fazer um curso de Microbiologia para entender o mundo invisível das bactérias. “A bactéria da carne suína não pode nunca se cruzar com a da carne bovina, são pequenos detalhes que devemos entender”, comenta. São soluções que podem facilitar a vida dos empresários, de estarem dentro da lei, respeitando as normas da vigilância sanitária, através de layouts corretos para evitar cruzamentos.

O planejamento de uma cozinha não é somente para economizar dinheiro, mas também, para se preocupar com a saúde de quem vai comer. “O cliente não sabe se o fornecedor da sua comida age de forma correta, porém ele vê que a partir do momento que a responsabilidade está no seu restaurante, ele vai ter uma refeição adequada”, ressalta Dimas.

Muitos estabelecimentos estão investindo nas “cozinhas vitrines”, onde o cliente tem como visualizar os funcionários preparando a sua refeição. Normalmente a cozinha é algo que ninguém vê ou tem acesso. Nessa nova tendência, o empresário mostra e revela, transformando esse outro ambiente parte da arquitetura. “O empresário pode aumentar a clientela dele baseado no conceito ‘qualidade’, que ele está oferecendo”, explica Eduardo. Essas características deixam o consumidor muito mais confiante, mesmo que ele pague um pouco mais caro por isso.

Se todos os detalhes forem pensados, gastos como energia, água, funcionários e tempo, podem ser consideravelmente diminuídos. Além da estrutura com esgoto e encanamento, que podem trazer problemas futuros, serão evitados se o projeto for bem montado e pensado.

Fundamentais

Quando os empresários decidem planejar suas cozinhas, alguns dados são necessários para que ela saia com as soluções específicas. Primeiro a empresa tem que ter em mente, quantos pratos pretende fazer – a demanda nos horários de pico – e para qual público ela vai servir as refeições (todos os dados devem ser pensados nas quantidades maiores que podem ter). Para cada resposta, um planejamento específico. Depois disso, o profissional, que vai projetá-la, também, precisa ter em média o tempo que as pessoas deverão fazer suas refeições e conhecer o cardápio que será oferecido aos clientes, que pode ser mais variado, como nos restaurantes, ou mais determinado e fechado como nas cozinhas industrias. Até nos bares, essas perguntas são essenciais. No caso, todas as bebidas devem ser informadas.

A localização do estabelecimento também faz toda a diferença. Por exemplo, em um hotel situado longe da cidade, a logística deve ser muito melhor preparada. A área de estoque tem que ser maior. Diferente das empresas que estão dentro da cidade, que no caso, podem ter todos os dias o recebimento de verduras e alimentos perecíveis. Assim, o gasto com área de estoque e equipamentos pode ser menor.

O custo vai variar de acordo com o projeto e o cliente. A Nucleora tem duas empresas em execução. Uma delas é a Samarco, no Espírito Santo, que foi projetada para atender 3 mil refeições por dia, e a outra é a Pirelli, em Santo André. As duas têm o mesmo tamanho, porém na Samarco há algumas diferenças, como a área de lazer e outras mais elaboradas. A Samarco está custando na ordem de R$ 5 e meio à 6 milhões de reais. O da Pirelli, está um pouco mais barato, por não ter algumas soluções, está por conta de R$ 4 milhões e meio.

como_planejar_cozinha_4 As empresas que trabalham com refeições coletivas ou mesmo em grandes empresas que têm seu próprio serviço de alimentação há projetos grandiosos. Os empresários têm pensado em vários recursos para melhorar o contentamento de seus funcionários. Até os profissionais que projetam esses espaços já pensam em todas essas soluções. Segundo Eduardo, a área de alimentação é muito mais que o horário de comer, mas sim, uma área de convívio. Nas indústrias ela é como se fosse uma área de lazer, onde o funcionário tem que se sentir bem e perceber o quanto a empresa onde ele trabalha o valoriza.

Por trás de uma simples refeição há muitos conceitos de relações humanas embutidos. E o empresário de hoje, deve perceber tudo isso. Em alguns refeitórios podemos encontrar até um palco para fazer as festas de final de ano e um espaço para cozinha show, onde um dia ou outro na semana, os funcionários podem ver o chef preparando algumas refeições.

Eduardo Vianna
Tel.: (11) 5549-8382

Nucleora
Tel.: (11) 3266-8899
www.nucleora.com.br

Fonte: http://www.foodservicenews.com.br


About these ads

83 thoughts on “Como planejar a cozinha do seu Restaurante

    Joana said:
    fevereiro 17, 2008 às 12:19 pm

    Oi Alison!
    obrigada pela visita!
    ah! você já está linkado!
    Beijo!

      mauro rebeque said:
      novembro 11, 2011 às 11:03 am

      Obrigado pelo artigo, foi de muita valia para mim, estou querendo montar uma cozinha industrial e não tinha nenhuma ideia e esse artigo me deu uma grande luz.

      Mauro Rebeque – sinop – mt – rebeque.mauro@hotmail.com

    Adriana Freitas said:
    abril 5, 2008 às 3:22 am

    Estou pretendendo abrir um restaurante, adorei o site.

    Adriana Freitas

      Rechiene said:
      julho 28, 2011 às 11:13 pm

      Adriana, pretendo abrir um restaurante e estou coletando dados importantes para o meu projeto. Vc teria alguma dica quanto compras e estoque. Grato Rechiene.

    felicio swaid said:
    maio 13, 2008 às 7:01 pm

    Olá amigo!

    Estou interessado em abrir uma rotsserie com empório na culinária árabe e gostaria de poder contar com sua consultoria e projeto.

    Grato

    Felicio Swaif

    Alison responded:
    maio 14, 2008 às 12:03 am

    Olá Felício. Somos apenas um blog com o intuito de ajudar as pessoas do ramo coletando matérias referentes a Administração de Restaurantes. Sugiro a você participar da nossa comunidade no Orkut e no Yahoo Grupos. Há vários consultores e proprietários de restaurantes que poderão auxiliá-lo ok? Os link para as comunidades seguem logo abaixo.

    No mais saúde, sucesso e sorte pra você.

    Alison Figueiredo
    Moderador

    Nossos Links
    Site: http://gestaoderestaurantes.wordpress.com
    Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=43146862
    Yahoo Grupos: http://br.groups.yahoo.com/group/Gestao_de_Restaurantes

    leda said:
    maio 25, 2008 às 3:56 pm

    ola, gostei da reportagem, mas gostaria de saber se possivel se no brasil è obrigatorio pra quem abre uma atividade de gastronomia seguir curso de higiene e manipulacao dos alimentos, como na alemanha onde moro! gostaria muito de abrir algo no brasil em um futuro no ramo da gastronomia!
    obrigada

      Pedro Peres said:
      julho 20, 2010 às 6:02 pm

      Leda, boa tarde

      Não e necessario fazer um curso mas e obrigatorio ter uma nutricionista respoonsavel.

      Se necessario consulte-nos

        Tereca said:
        julho 24, 2010 às 3:52 am

        Pedro,
        desculpe-me mas sua informação para a Leda, não corresponde aos procedimentos adotados no Brasil. Não ha a obrigatoriedade de contratação de um profissional nutricionista, e sim a obrigatoriedade de que o proprietário ou outro funcionário faça o curso de Segurança Alimentar (higiene na manipulação de alimentos). Geralmente este curso é oferecido pelo órgão de saúde do município com competência para tal, e tem carga horária de 8 horas.
        sds
        Terezinha

      Tereca said:
      julho 24, 2010 às 3:43 am

      Leda,
      aqui no Brasil funciona assim:
      antes de voce ter o alvará liberado, voce ou outro funcionário do restaurante deve passar por um curso ministrado por um órgão da saúde com competência para tal. Na maioria dos municípios é a prefeitura responsável por esta atividade. O curso tem uma carga horária de
      8 horas(geralmente) e a pessoa fica responsável pela Higiene dos Alimentos. E depois de aberto o restaurante não deve ficar sem a presença desse responsável.
      Não ha a obrigatoriedade de contratação de nutricionista.

    Jose Emilio said:
    setembro 3, 2008 às 9:33 pm

    Interessante a analise com relação ao empreendimento. Acredito que tais consultorias ajudam a desenvolver teses para discurssões no mundo acadêmico. Valeu a ajuda,
    abraços.

    Elza Bezerra da Silva said:
    setembro 16, 2008 às 12:41 pm

    Olá…
    achei muito interessante a matéria sobre o planejamento de uma cozinha…e tenho uma dica: porque vocês não fazem uma matéria sobre planejamento de cardápios ou como planejar o espaço fisico de um restaurante?
    Creio que seria “interessante”…
    Parabéns pela matéria…

    DANIEL MORAES said:
    novembro 11, 2008 às 2:36 pm

    Olá, quem pode ajudar??? Fiquei gravido de um restaurante de comida mineira a bastante tempo, agora surgiu a oportunidade de concretizar este sonho em uma loja de 68m² em um shopping center da cidade onde moro, NATAL-RN, ou seja estou sentido as dores do parto, e estou bastante ancioso, entendo um pouco desta culinaria mas claro não vou me limitar somente a ela, a ideia é comida a quilo, já fechei com o shopping, mas estou perdido na montagem da cozinha , decoração etc etc, estou em busca de ideias fornecedores de equipamentos e tudo que for necessario para um bom funcionamento da casa que se abilida. abraços.

      Terezinha Leão said:
      abril 27, 2010 às 12:49 am

      Olá Daniel, boa noite.
      Acessei o site agora e vi sua colocação. Acredito que já tenha montado o restaurante e espero que o mesmo esteja funcionando a todo vapor. Sou consultora para a área de alimentação. Por ser mineira, atualmente, presto consultoria para um restaurante de comida mineira na cidade de Porto Alegre. Caso queira trocar alguma idéia, deixo aqui meu e-mail: idtdconsulth@terra.com.br
      abraços.

    Josi said:
    novembro 17, 2008 às 8:16 pm

    Olá , Sou técnica em nutrição , minha família possui uma área de 13.500m em frente ao mar em são sebastião sp litoral norte ,
    tenho interesse em realizar um projeto de restaurante com café , cyber , terraço , e lounge business, referencia para um polo de gatronomia no local ,
    Busco contatos com consultores gatronômicos , chefs, arquitetos e possiveis sócios , aguardo teu contato que sabe não venhamos a ser sócios,
    josielias@gmail.com

    JOÁS ORÉM DE OLIVEIRA said:
    janeiro 3, 2009 às 11:15 pm

    OLÁ, TENHO UM RESTAURANTE HÁ 14 ANOS, COMEÇAMOS NOSSAS ATIVIDADES DE FORMA IMPROVISADA E DOMÉSTICA, DEPOIS DE TANTOS ANOS CONQUISTAMOS UMA ESTRUTURA RELATIVAMENTE GRANDE, PORÉM SEM NENHUM PLANEJAMENTO. POR CONTA DESTA FALTA DE PLANEJAMENTO ANDO MUITO ESTRESSADO E CANSADO,POR ISSO ESTOU DECIDIDO À REFORMAR ESSA ESTRUTURA QUE TENHO HOJE,LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO UM PLANEJAMENTO RÍGIDO E ESPECÍFICAÇÕES TÉCNICAS RELACIONADOS À ESTA ÁREA DE SELF SERVICE. SE PUDER MANDAR-ME MAIS INFORMAÇÕES À RESPEITO FICAREI MUITO AGRADECIDO!

    Marco Antonio Fagundes said:
    janeiro 9, 2009 às 7:37 pm

    Meu nome e Marco Antonio Fagundes, sou chefe de cozinha gostaria de colocar o meu e-mail a disposição para quem precisar de consultoria na area de alimentos e bebidas, comida mineira e brasileira, trabalho na area a mais de 12 anos, fui instrutor de formação do senac minas por 7 anos, ja dei consultoria e treinamento a varios hoteis e restaurantes, hoje em dia estou dando consultoria a dois bares e restaurantes e tenho um buffet, trabalho treinando pessoal de cozinha, elaboração de cardapios, criação de pratos. meu email e marcoafagundes@oi.com.br

    Yan said:
    março 23, 2009 às 1:51 pm

    Olá, muito bom o artigo a respeito das cozinhas de restaurante. Eu, como estudante de Turismo, juntamente de meus colegas gostaríamos de saber o porque do forro de PVC em cozinhas. Esse forro não corre o risco de derreter? Obrigado pela compreensão.

    Marcio said:
    março 27, 2009 às 8:53 pm

    Olá pessoal, boa tarde.
    Gostei do post e acredito que gostarão dos assuntos que abordo em meu BLOG ( vocechef.blogspot.com )onde busco levar ao conhecimento dos leitores tecnicas, tecnologias, produtividade e Projetos. Sempre voltado para a cozinha profissional.
    Um abraço,
    Marcio Soares

    Angelita Gonzaga said:
    julho 24, 2009 às 5:04 pm

    Boa Tarde

    Tenho um espaço gourmet em minha casa, trabalho com culin´ria brasileira, principalmente mineira.Atualmente tenho um projeto de ir para um local que seja comercial, mas, não quro perder esta coisa de casa.As pessoas já acostumaram em ser recebidas, principalmente na cozinha.Meu projeto seria fazer uma cozinha estilo mineira, onde as pessoas possam sentar e converasr como se estivessem em casa.Seria possível um projeto assim?

    Atenciosamente
    Angelita

    Italo Sales said:
    julho 25, 2009 às 7:26 pm

    Meu nome é Ítalo sales, sou chefe de cozinha gostaria de colocar o meu e-mail a disposição para quem precisar de consultoria na area de alimentos e bebidas, comida internacional,Regional potiguar,contemporânea,fusion, brasileira, trabalho na area a mais de 7 anos, fui instrutor de formação do senac Natal-RN,Hotel Barreira Roxa, ja dei consultoria e treinamento a varios hoteis e restaurantes, trabalho treinando pessoal de cozinha, elaboração de cardapios, criação de pratos.Já trabalhei numa Pousada em Noronha – Maravilha – do Luciano Huck,na Pousada Toca da Coruja -Pipa -Roteiros de Charme,meu email: chefitalosales@gmail.com fone:84 91390066

    rondesberg said:
    setembro 10, 2009 às 8:23 pm

    queria saber se vcs tem alguma filial aqui em fortaleza ce por que tenho um clube de praia onde lá funciona um restaurante o funcionamento lá e todo dia quero todo os equipamentos para minha cozinha e queria saber o orçamento rapido. aguardo resposta.

    zuleide malcher said:
    setembro 11, 2009 às 8:09 pm

    pretendo abri um restaurante mas não tenho esperiencia sei que vou precisar de pessoas pra trab comigo mas gostaria de uma lista de ex:talheres prato e outras coisas…

    DANIEL said:
    novembro 3, 2009 às 11:14 am

    Gostaria de saber se existe alguma restrição ao uso de pratileira de madeira na cozinha do meu restaurante, há possibilidade de ser mais atrativo para baratas, e além, disso oquê diz as leis sanitárias a respeito. Obrigado

    marcelo said:
    novembro 10, 2009 às 7:11 pm

    Estou fazendo pesquisa para montagem de um restaurante ( comidas chinesa) , gostaria de saber mais informações ou uma consultoria para instalação ,aguardo retorno.

      Guilherme Muzzi said:
      abril 13, 2010 às 6:36 pm

      Marcelo,
      boa tarde, entrei no site hoje e vi sua consulta.Também estou montando um restaurante de Comida Chinesa, aqui em Belo Horizonte-MG.
      Você teve algum sucesso no seu contato? Você pode me enviar? Seria de grande ajuda.
      E você de onde é.
      Atc.
      Guilherme

    Leo Alves said:
    novembro 21, 2009 às 1:21 am

    Muito boa a matéria!
    Sou estudante de Arquitetura e ao fazer uma pesquisa na internet sobre bares e restaurante achei esse blog, que por sinal, está sendo uam “mão na roda” junto com minhas idas e vindas pessoalmente a bares e restaurantes.
    Logo logo estarei finalizando o projeto e estarei postando alguma matéria relativa ao mesmo no meu blog.
    Fico grato pela ótimas postagens!

    Abs.

    Leo Alves.

    Ricardo amorim said:
    dezembro 9, 2009 às 5:14 pm

    Estou querendo trasformar o meu bar em um restaurante de frutos do mar, e quero antes de tudo ter um projeto para uma cozinha ideal dentro das normas de higiene e saude e que seja facíl de se trabalhar. obrigado

    nino nogueira said:
    fevereiro 1, 2010 às 8:02 am

    pretendo abrir o restaurante moderno por falta de esperiecia na area preciso de ajuda. e procuro o fornecidor de material de cuzinha e restaurante e uniformes. estou localisado em angola no sul do pais ondjiva kunene. quem tiver enteressado agredeço o retorno do meu pedido.obrigado

    adalberto vieira said:
    fevereiro 5, 2010 às 7:56 pm

    Boa tarde,
    acabei de ler que vc trabalha com cozinhas planejadas profissionais.
    Estou montando uma cozinha aqui em Manaus e gostaria de receber seu material ilustrativo para que eu possa ver e analizarmos.
    Gostaria que vc enviasse rapidamente, estou na fase de compras dos equipamentos, a cozinha estreia em abril.
    Agrardo seu contato.

    Adalberto vieira
    Chefe executivo da cozinha do Amazon Jungle Palace
    http://www.amazonjunglepalace.com.br
    entre no nosso site e veja nossa estrutura.

    Sds

    vania said:
    fevereiro 10, 2010 às 1:37 am

    por favor vcs poderiam me enviar uma lista de todo material necessario para abrir a minha marmitaria?Tô completamente perdida,queria tudo desde guardanapos paliteira enfim tudo…

      Alison responded:
      outubro 31, 2013 às 6:29 pm

      Boa Tarde Keylla,
      Temos no nossa loja virtual no link http://loja.gestaoderestaurantes.com.br/,um Manual Como de Fornecer Refeições Marmitex, tem informações específicas como montagem do preço de custo, formalização do empreendimento, divulgação do negócio entre outras. Ele poderá auxiliar na abertura e estruturação do seu negócio.
      Um abraço

    Olivia said:
    fevereiro 20, 2010 às 12:30 pm

    Bom dia,
    Adorei a matéria, tenho um restaurante na zona oeste do Rio de janeiro e gostaria de fazer modificações gerais, e não vejo outra solução que não seja o fechamento. Alguém tem alguma idéia de como fazer reformas sem fechar o restaurante? Caso tenha que fechar, será que existe alguma empresa capaz de fazer projeto e planejamento dentro das normas técnicas exigidas por lei e ainda executar o serviço? Quanto tempo levaria aproximadamente? O restaurante é pequeno, serve entre 300 a 400 refeiçõe por dia, trata-se de self-servic.

    Marlusa Antonio said:
    abril 13, 2010 às 7:58 pm

    OI gostaria de mais informações ,moro no interior do Rio Grande do Sul e estou montando um restaurante queria informações sobre equipamentos e organização

    Nair Fernanda said:
    maio 20, 2010 às 9:40 pm

    Gostaria de fazer um orçamento de projeto de cozinha para restaurante.
    Vcs tem representante na região dos lagos?
    Meu restaurante está em Arraial do cabo RJ.
    Grata, Nair

    felipe leandro said:
    agosto 15, 2010 às 12:49 am

    Adorei teu site estou pretendendo abrir um restaurante sera que vc poderia entrar em contato,agradeço atenção.

    Kah said:
    agosto 17, 2010 às 11:50 pm

    Olá, sou estudante de arquitetura, adorei a materia, estou projetando um restaurante, e me ajudou muito. Obrigada!
    abraços!

    regina barbosa said:
    setembro 1, 2010 às 5:17 pm

    Ola! Parabens pelo site, com certeza está ajundando as pessoas que tem vontade de desenvolver suas atividades com respeito e segurança.Temos um buffet e estamos pensando em contrur uma cozinha industrial. Você poderia nos ajudar no projeto? Se possivel nos encaminhe de que maneira poderiamos manter contatos profissionais.

    No aguardo, Regina.

    EDNA said:
    setembro 3, 2010 às 5:05 pm

    É POSSIVEL MONTAR UM REATAURANTE PARA SERVIR MARMITEX ONDE OS CLIENTES É QUEM SERVIRAO O PRATO, COBRANDO UM PREÇO POPULAR?

    Yuri Araujo Rodrigues Pereira said:
    outubro 13, 2010 às 9:17 pm

    Olá

    Gostaria de saber se voces tem char broiler a gas com esteira rolante, ou saibam de alguem que tenha .

    agurado resposta

    Obrigado

    claudio caetano said:
    outubro 29, 2010 às 8:21 pm

    gostaria de alem dessas ideias que vs deu é immportante mas quais os equipamentos essenciais para uma cozinha de a la carte pois a minha cozinha tem 5 por 10mts

    josé rocha said:
    outubro 30, 2010 às 8:19 pm

    adorei o site, gostaria de receber mais infomações se é possivel ter um restaurante a kilo de dia e uma pizzaria a noite talvez servindo pequenas porções e espetinhos, pois aqui no sul do espirito santo virou moda, gostaria de saber se existe algum arquiteto especializado em restaurante, por que aqui se vê muito restaurante mal planejado, banheiro perto da cozinha, corredores apertados, funcionários utilizando o mesmo banheiros dos clientes causando uma inpressão de falta de higiene, sendo assim espero resposta.

    leide said:
    dezembro 7, 2010 às 3:29 am

    ola estou confusa,gostaria de saber se um cliente tem todo direito de visitar a cosinha do restaurante
    antes de pedir uma refeiçao? aguardo uma resposta obr

    fernanda said:
    dezembro 14, 2010 às 11:42 am

    ola,vou abrir um pequeno restaurante com 50 lugares
    intensao e de ser por quilo e grill no fim de semana
    gostaria de receber orientaçao em questao de cardapio e formaçao de preço.alguem me ajuda

    Nádia Moreira said:
    dezembro 14, 2010 às 2:25 pm

    Amigos estou interessada em um restaurante industrial para servir +- 100 refeições diária, gostria de saber se neste caso eu tenho que comprar os equipamentos ou a empresa deverá fornecer os equipamentos se alguem tiver noção do assunto agradeço muito.

    carlos roberto de carvalho said:
    dezembro 21, 2010 às 11:43 pm

    ola bom dia
    trabalho com manutenção predial
    fui chamado para fazer uma manutenção num restaurante
    quero saber se onde as pessoas almoçam as paredes tem que ser azuleijada e não pode ser testuras
    rua atibaia 142.v. maria luiza faco. morato

    obrigado
    que posa me dar esta informação
    carlos

    eugenia said:
    dezembro 22, 2010 às 1:22 am

    Preciso de um projeto de uma cozinha para restaurantes em um espaço de 280 metros quadrado,meu fone e 21 80076369 desde ja agradeço .

    Adriana said:
    fevereiro 1, 2011 às 8:41 pm

    Olá a todos! gostaria de uma lista de compras de material para um restaurante de + ou – 200 pessoas. Obrigada!

    augusto said:
    fevereiro 9, 2011 às 1:34 am

    preciso de um planejamento para minha cozinha estou montando uma casa de bacalhau e gostaria que minha cozinha ficasse ampla e bem planejada poderia me dar algumas dicas obrigado espero sua resposta

    Pedro Silva said:
    fevereiro 10, 2011 às 2:29 pm

    Ola Boa tarde, gostaria de Abrir um restaurante, e gostaria de orientação na parte de Orçamentos, e montagens de Cozinhas, O restaurante não será muito grande, e a cozinha como tal também não, gostaria de resposta… Brigada

    SauloCamelo said:
    fevereiro 19, 2011 às 1:47 pm

    Tenho uma pousada em TIBAU RN temos um restaurante que atende na alta temporada media de 50 refeiçoes a lacart por dia nossa cozinha esta inadequada,teremos que refazela ,tenho uma area de 4.5mX12M [54m2] para costruir sendo ainda para wc fem.masc e dispensa como pode nos ajudar.Visite nosso site.

    karin ribeiro said:
    fevereiro 24, 2011 às 8:06 pm

    Olá,
    estou pensando em montar um buffet por quilo e não tenho ideia de qual equipamento vou precisar para minha cozinha será que vc poderia me dar uma idéia

    att

    Karin

    claudinei lopes da costa said:
    abril 3, 2011 às 2:33 pm

    estou reformando uma cozinha de restaurante por kilo,atende250 clientes dia,estou perdido quanto ao novo lay aut,alguem pode me ajudar?

    nilza said:
    abril 29, 2011 às 7:49 pm

    blog muito interessante, ideias que ajudam muito.Estou cursando tecnico em hospedagem, e como TI, tenho que fazer viabilidade de hotel até 15 UHs. preciso de informações: montagem da cozinha ( lista de equipamentos essenciais e utensilios todos ) 44m2 para ajudar na receita vou abrir o restaurante a um publico mais executivo (serviço a la carte

    patricia said:
    maio 14, 2011 às 6:27 am

    ola bom dia, tenho um galpao de cento e doze metros quadrados,gostaria de saber se ha condiçoes de montar uma cozinha para fornecer em media mil quentinhas diaria;e se e necessario caldeira eletrica e maquina automatica de cocçao.fico agradecido se puder me orientar.

    Maria do carmo said:
    maio 14, 2011 às 3:13 pm

    Bom Dia !!, preciso montar uma cozinha para restaurante, como faço?, preciso dos equipamnetos, tabm cardapio, muito obrigada.

    michele peres said:
    maio 23, 2011 às 6:58 pm

    Ola´gostaria de saber é obrigatorio a contratação de um profissional de nutrição
    tenho um restaurante franquiado e possuo cardapio balanceados e fiz curso de preparaçao de alimentos e higiene mesmo assim preciso de um nutricionista
    pq esse profissional possui um salario elevado e gostaria de nao necessitar gastar esse dinheiro

    ivair felix dos santos said:
    maio 24, 2011 às 5:32 pm

    boa tarde,gostei muito dos equipamento tenho um espaço de 300 mt. na cidade de itapevi sp e gotaria de montar uma escola de gastronomia para cursos e cozinha emdustrial qual o custo dos material por favor att. ivair felix chefe de cozinha

    Jilmar said:
    maio 25, 2011 às 9:15 pm

    Olá, mim fez abrir os olhos p/ para algumas nessecidade. em restaurante. Obrigado as informações é sempre bem vinda.

    Wagner said:
    junho 1, 2011 às 5:07 pm

    Meu nome é wagner , tenho uma cantina em uma escola e estou com problemas com a vigilancia que a mesma me diz que a estrutura que temos em relação a espaço fisico é pequeno , por favor vcs podem me ajudar dizendo qual é o espaço fisico necessario para a realização de cerca de 40 refeições por dia ou se ha alguma lei para isso ou metragem necessaria para essa quantidade , pois a metragem que eu tenho hoje consigo trabalhar numa boa mas para eles não é a adequada , a minha cozinha mede hoje 3,80 x 2,40 tenho um fogão 4 bocas industrial , 1 geladeira 2 bancadas e uma pia para lavagem de alimentos , fora da cozinha tenho mais uma pia para lavagem de loça e uma pia para lavagem da mão .
    se possivel me ajudem pois os mesmos não querem liberar o alvara.
    obrigado.

    ivair felix dos santos said:
    junho 21, 2011 às 11:06 pm

    boa noite,a todos, gostaria de uma paceria para monta uma cozinha para banquete ja tenho o espaço e listra de cliente so falta a reforma do espaço.n meu imail ivairfelix@hotmail.com

    lucas correa said:
    setembro 26, 2011 às 2:37 pm

    Olá.
    Gostaria de saber se alguem teria algum contato de empresas que fazem o layout de restaurante industrial. Estou montanto um espaço para eventos e vou montar um restaurante próprio. Meu e-mail é lucas@consttruway.com.br Obrigado

    diego eduardo said:
    janeiro 15, 2012 às 4:27 pm

    oi… quero abrir um bar
    e gostaria de sab se a cozinha de um restaurante tem muita diferença com uma de bar q pretende vender comidas tb?
    vlw…

    cleide said:
    janeiro 31, 2012 às 1:32 am

    quero abrir uma cozinha em casa para servir marmitex,e gostaria de uma orientação como começar…obrigada .

      Alison responded:
      outubro 31, 2013 às 6:25 pm

      Boa Tarde Cleide,
      Temos no nossa loja virtual no link http://loja.gestaoderestaurantes.com.br/,um Manual de Como Fornecer Refeições Marmitex, tem informações específicas como montagem do preço de custo, formalização do empreendimento, divulgação do negócio entre outras. Ele poderá auxiliar na estruturação do seu negócio.
      Um abraço

    clovis monteiro said:
    fevereiro 9, 2012 às 5:11 pm

    olá

    Estou pesquisando o material utilizado para uma cozinha pequena que ira fornecer marmitex .Tenho algumas duvidas se vale apena ,o espaço que tenho fica proximo ao ceasa e proximo ao centro o que é muito util.Pelos os orçamentos gastarei só de material em torno de 7 mil reais …e ainda faltara condimentos e carnes .

    Moro em brasilia e vejo que muita gente como fora de casa .Fiz as contas o que devo cobrar fica em 8 reais cada marmita.

    sera que vale a pena?

    obrigado …

    clovismmonteiro@gmail.com

      Alison responded:
      outubro 31, 2013 às 6:24 pm

      Boa Tarde Clovis,
      Temos no nossa loja virtual no link http://loja.gestaoderestaurantes.com.br/,um Manual de Como Fornecer Refeições Marmitex, tem informações específicas como montagem do preço de custo, formalização do empreendimento, divulgação do negócio entre outras. Ele poderá auxiliar na abertura do seu negócio.
      Um abraço

    silva said:
    abril 1, 2012 às 11:46 pm

    tenho PARA VENDA material de restauraçao que era de restaurante que fechou, muito mais em conta do que novo e é quase novo.

      Guilherme Muzzi said:
      abril 3, 2012 às 3:39 pm

      Você tem uma relação deste material, que possa me enviar?

    Vanice Henriques said:
    abril 24, 2012 às 8:47 pm

    Adorei o site e esta ajudar-me bastante porque estou na fase de abrir o meu próprio restaurante e as dicas de vocês estão ajudando-me bastante.

    Moro em Angola e tenho uma boa area, na cidade e numa zona muito movimentada e quero fazer estilo buffet… Gostaria de saber as quantidades pk serão 8 mesas de lugar de 40 pessoas… Alguem ajuda-me? este é o meu email: vanice_25@hotmail.com

    Mzelmasa said:
    junho 20, 2012 às 11:46 pm

    O lá gente, amei estas dicas, estou reformando meu restaurante, há 30 anos estou no ramo com meu esposo. vamos por em prática algumas sugestões. abraço. só que o espaço é pequeno, gostaria de uma idéia por favor. meu email: mzelmasa@hotmail.com 20-06-2012

    Roque Luiz Facioni said:
    julho 2, 2012 às 9:23 pm

    como posso adquirir um orçamentos dos equipamentos necessário para montar minha cozinha para um rstaurante de medio porte.

    FABIO said:
    fevereiro 7, 2013 às 7:12 pm

    ÓLA MEU NOME É FÁBIO. E ESTOU MONTANDO UM BAR RESTAURANTE. MAIS AS DUVIDA BATEU HA MINHA PORTA GOSTARIA DE UMA ORIENTAÇÃO PARA UM BOM PLANEJAMENTO.

    elis said:
    agosto 5, 2013 às 5:10 pm

    estou com uma cozinha em casa e estou servindo marmitex, pois estou servindo apenas nos finais de semana cerca de 100 marmitex,e gostaria de uma orientação…obrigada .

      Alison responded:
      agosto 21, 2013 às 9:02 pm

      Boa Tarde Elizangela,
      Temos no nossa loja virtual no link http://loja.gestaoderestaurantes.com.br/,um Manual de Como Fornecer Refeições Marmitex, tem informações específicas como montagem do preço de custo, formalização do empreendimento, divulgação do negócio entre outras. Ele poderá auxiliar na estruturação do seu negócio.
      Um abraço

    Mario said:
    outubro 7, 2013 às 7:13 pm

    Alisson, boa tarde!

    Pretendo montar um restaurante mas não sei por onde começar. Preciso de orientação sobre fornecedores para montagem da cozinha, desde os equipamentos como fogão, forno, etc. até utensílios como panelas e talheres.

    Obrigado!

      Alison responded:
      outubro 8, 2013 às 7:12 pm

      Boa Tarde Mário,
      Temos no nosso site http://www.gestaoderestaurantes.com.br no link fornecedores, muitas empresas cadastradas que prestam serviços para restaurantes. Também temos no nossa loja virtual no link http://loja.gestaoderestaurantes.com.br/, produtos que irão te auxiliar na abertura do seu estabelecimento como o Guia de Produtos para Restaurantes que contém catálogos dos maiores fornecedores do Brasil.
      Um abraço.
      Alison Figueiredo

    Lúcia Pires said:
    fevereiro 18, 2014 às 3:53 am

    Olá, bem estou para montar uma cozinha para eu produzir bolos, doces, não abrirei loja somente uma cozinha, gostaria de saber como montar essa cozinha? que tipo de móvel? fornecedores desses móveis, enfim posso ter alguma visita técnica e ostaria de estar dentro dos padrões anvisa.
    Grata

    Lúcia Pires

      Alison responded:
      março 7, 2014 às 4:40 pm

      Oi Lúcia,

      Temos alguns produtos na nossa loja virtual que pode te auxiliar na montagem da sua cozinha para que ela fique dentro dos padrões da Anvisa que são Boas Práticas e Dicas de Montagem de uma cozinha Industrial e Como Fornecer Refeições Marmitex no qual tem uma parte específica para a montagem da cozinha, acesse o link http://www.gestaoderestaurantes.com.br/loja_virtual.html , nele você encontrará estes produtos. Temos ainda uma sessão Você Pergunta no site http://www.gestaoderestaurantes.com.br/ , onde você pode tirar outras dúvidas.
      Um abraço

    […] Lugar – Negócio Fechado – Caldeirão do Huck 2º Lugar – Como planejar a cozinha do seu Restaurante 3º Lugar – Ficha técnica dá trabalho, mas ajuda a evitar prejuízos 4º Lugar – 10 […]

    Júlio said:
    junho 23, 2014 às 11:30 am

    Mim ajude, tenho uma dúvida estou fazendo um clube e tenho um corredor com + ou – 5 metros de distancia para a porta principal da cozinha. Nessa entrada do corredor posso colocar duas portas de vidro temperado?????
    Essas duas entradas são as únicas que dão acesso a cozinha.
    Obrigado

    Alcançamos mais uma marca | said:
    julho 2, 2014 às 5:23 pm

    […] Lugar – Negócio Fechado – Caldeirão do Huck 2º Lugar – Como planejar a cozinha do seu Restaurante 3º Lugar – Ficha técnica dá trabalho, mas ajuda a evitar prejuízos 4º Lugar – 10 […]

    daniel said:
    setembro 8, 2014 às 9:38 pm

    Gostaria de saber sobre as tomadas. Primeiro se elas precisam ser embutidas ou podem ficar externa(somente parafusadas) e a segunda duvida é se tem alguma norma para altura da tomada em relação ao chão?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s