Montando meu restaurante! Perfil Empreededor

Postado em Atualizado em

Technorati Marcas: ,

Rodrigo Ferreira

imageO que é ser um empreendedor? Segundo o dicionário Aurélio, o  empreendedor é alguém ativo e arrojado. Simples? Pois saiba que não é tão simples assim.
Para ser um excelente empreendedor e alcançar sucesso nos negócios, diversos atributos devem fazer parte do perfil do empresário.
Em especial, o empresário que pretende atuar no ramo de alimentação, como em restaurantes, necessita, dentre outros atributos, de dedicação, iniciativa e boa capacidade de comunicação.
De acordo com estudo elaborado pelo consultor do Sebrae de São Paulo, Sergio Diniz, que aborda dentre outros assuntos o perfil do empreendedor que atua em restaurantes, para obter sucesso o empresário deve seguir alguns preceitos. Acompanhe:

Dedicação integral e muita energia
A atividade exige a presença permanente num trabalho árduo e cansativo, com um “pique” total e absoluto, sem comprometer o entusiasmo, sendo fonte de prazer e realização pessoal e profissional.

Iniciativa, criatividade e inovação
Administrar um restaurante self-service obriga o empresário a promover constantemente variações no cardápio, nas promoções, nas propagandas e publicidades.

Visão mercadológica
Para perceber e interpretar as ocorrências no seu mercado de atuação, de maneira correta e ágil para nortear as suas decisões em tempo hábil, o empresário de uma deve ter vião de mercado.

Capacidade de gestão
Para garantir e consolidar o restaurante é essencial que o empresário tenha competência e competitividade, principalmente no planejamento do futuro onde é possível preparar um plano de evolução e crescimento.

Ser comunicativo
Saber interagir com habilidade, educação, cordialidade, paciência, tolerância e discernimento com todos, independentemente da idade, do sexo, do nível sócio-econômico. Num restaurante, o proprietário está o tempo todo se comunicando com pessoas, sejam clientes, funcionários, fornecedores ou até concorrentes.

Para Diniz, o empreededorismo não está no DNA da pessoa. Mas sim é adquirido e desenvolvido. “Todos são capazes de empreeder. Claro que algumas pessoas possuem mais facilidade, mas isso é apenas uma questão de capacitação, de aprendizado. Ser empreededor é saber gerir negócios, ter visão do futuro. Todos podem desenvolver esses atributos”, completa.

Os 10 madamentos do empreededor

O Sebrae possui um seminário que tem como foco estimular os participantes a conhecerem e fortalecerem suas características empreededoras.
Diniz aponta quais são esses mandamentos.

1º – Buscar oportunidade
2º – Persistência e perseverança:
3º – Comprometimento
4º – Busca pela qualidade
5º – Correr riscos calculáveis
6º – Estabelecer metas
7º – Busca constante por informações
8º – Planejamento
9º – Networking
10º – Independência e auto confiança

“Creio que planejamento, estabelecimento de metas e a busca constante por informação são pontos fundamentais” ressalta Diniz.

Serviço:
Sebrae São Paulo
www.sebraesp.com.br

Fonte: http://gastronomiaenegocios.uol.com.br

banner_como_montar_restaurante

 

About these ads

5 comentários sobre “Montando meu restaurante! Perfil Empreededor

    fernando neto disse:
    julho 31, 2009 às 4:14 pm

    acho tambem que alem de todos os requisitos sitados achei que voce quando vai abrir um negocio deveria tambem buscar dentro do seu ramo de trabalho o que os outros nao tem por ex:comidas que ainda nao tihan e pesquisas populares que as pessoa gostarim de ter ainda mais si for no local onde voce iria abrir seu negosio ai pelo menos ja teria clientes locais com seus gotos adiquiridos e voce tambem ja treria asua clientela

    Thais disse:
    outubro 13, 2009 às 2:52 am

    mande-me atualizações……….

    vilma disse:
    outubro 15, 2009 às 4:27 pm

    Gostaria de uma dica de vcs,pois tenho um imovél em guaianazes sp na qual não tem nenhum restaurante para que se possa ir no final de semana com a família.pensei se não seria uma boa idéia abrir um restaurante no espaço que tenho em baixo da minha casa,logo então já não precisaria pagar aluguél do imovél.o espaço tem em torno de uns 60mts quadrados.em uma rua super gostosa.o que acham?se puderem me ajudar agradeço desde já sua atenção!!!

    Guilherme Reis Brito disse:
    abril 30, 2010 às 12:10 am

    Eu tenho 16 anos faço curso de culinaria e o meu sonho foi sempre ter um restaurante,e eu queria ter algumas liçoes pra que desde ja eu busque esse meu objetivo de modo correto.

    catarine disse:
    fevereiro 15, 2011 às 7:05 pm

    ESTOU COM MUITA VONTADE DE MONTAR UM RESTAURANTE SELF-SERVECE, GOSTARIA DE ALGUMAS DICAS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s