Chefs brasileiros se unem pela valorização da cozinha nacional

Posted on Updated on

O movimento visa defender a representatividade de pratos típicos do País

imageUm movimento formalizado está nascendo para defender a representatividade de pratos como moqueca, feijoada, galinhada e picadinho. Quem encabeça a trupe é a chef mineira Monica Rangel, do premiado Gosto com Gosto, restaurante de culinária mineira de Visconde de Mauá. “Nossa ideia é fazer valer a tradição gastronômica brasileira tanto aqui dentro quanto lá fora”, conta Mônica.

Para isso, a chef reuniu, até o momento, 25 nomes de peso da gastronomia nacional para criar um grupo de estudo que terá representatividade governamental junto a Embratur e ao Ministério do Turismo. “A ideia é discutir todo tipo de questão relacionada ao patrimônio gastronômico brasileiro, estudar produtos, ingredientes e receitas locais”.  Desde o ano passado, Mônica tem se reunido com o presidente da Embratur, Flávio Dino, para elaborar os termos formais do processo.

Tudo começou quando o Ministério do Turismo e a Embratur decidiram trazer de volta a classificação de estrelas para os hotéis brasileiros, extinta desde em 2009. Mirando a internacionalização dos hotéis locais para a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Até aí tudo bem, salvo pelo fato que a portaria baixada (de número 100) determinava que para ser considerado um hotel estrelado o estabelecimento teria que, além de outras regras como ter garçons bilíngues, ter um restaurante de cozinha internacional. “Não tem cabimento quem vem de fora visitar o Brasil comer macarrão como receita local”.

Acreditava-se até que o Brasil não tinha pratos suficientemente fortes para representar a cozinha local. Mas depois de muita manifestação, abaixo-assinados e apoio de nomes fortes da gastronomia nacional como Roberta Sudbrack, Carla Pernambuco e Rodrigo Oliveira, o grupo está finalmente sendo criado.

“Mas para isso, é preciso formalizar tudo, documentar, traçar metas e estratégias e fundar uma associação que concentre tudo isso”. Entre os nomes cogitados para a associação estão: Brasil à Mesa, Brasil Cinco Estrelas e a Seleção Brasileira de Gastronomia, antecipa Mônica.

O grupo deve ser anunciado pelo Ministério no Festival de Pinhão de Mauá (RJ), em maio. “Mas antes disso a gente se reunirá no final de março com o Ministério do Turismo e a Embratur num seminário dentro da UNB [Universidade de Brasília], no dia 26 de março. O objetivo é fechar detalhes do grupo de trabalho e traçar metas para as futuras ações”.

Entre as expectativas está catalogar ingredientes desconhecidos e resgatar receitas esquecidas em diferentes regiões do Brasil, a começar pelo Cerrado. “Sabemos muito pouco dessa região, queremos descobrir pratos, ingredientes e histórias dessa e de outras regiões do Brasil”, antecipa.

Entre os nomes envolvidos na ação estão, além de Monica Rangel, os chefs Dalton Rangel, Rodrigo Oliveira (Mocotó), Roberta Sudbrack (Roberta Sudbrack), Tereza Paim (Terreiro da Bahia), Carla Pernambuco (Carlota), Bel Coelho (Dui), Thomas Troisgros (Olympe, CT Brasserie, CT Boucherie, 66 Bistro), Wanderson Medeiros (Picuí), Marcia Pinchemel, Alice Mesquita, Ariani Malouf (Mahalo), Thiago Castanho (Remanso do Peixe), Daniela Martins (Lá em Casa), Cesar Santos (Oficina do Sabor), Carlos Ribeiro (Na Cozinha), Heiko Grabolle (Florianópolis), Teresa Corção, Flavia Quaresma, Ana Bueno e Juarez Campos. Outros chefs devem aderir ao grupo nos próximos dias.

Além disso, Mônica conta que quem quiser apoiar o projeto é bem-vindo. “Vamos ter espaço para todo mundo, quem quiser apoiar vai poder, mesmo que não seja da associação. Mesmo os chefs associados, que dispõem de pouquíssimo tempo, vão ter que dar seu apoio à distância. O que não podemos é deixar passar a oportunidade de elevar o nome da gastronomia nacional tanto dentro quanto fora do país” finaliza Mônica.

Fonte: Basilico

planejamento_cardapios

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s