10 Dicas para Decorar um Restaurante

Postado em Updated on

restaurante_decor.jpg 1. Observe a altura das mesas. Se deseja que os seus clientes permaneçam no local por um longo período de tempo prefira as mesas com até 75cm de altura. Já se preferir o estilo fast- food, mesas altas com 78 a 80cm são as ideais.

2. Se o restaurante abre durante o dia, nada como aproveitar ao máximo a luz natural. De qualquer forma é necessário que seja bem iluminado. Se a decoração do seu restaurante é extravagante ou de cores muito escuras, cuidado com a iluminação!

3. Procure ter espaços amplos e bem iluminados, privilegie alguns espaços.

4. Evite que a cozinha tenha contato direto com o salão por causa do cheiro da comida ou crie um pequeno espaço para passar os pratos, entre a cozinha e as mesas.

5. Dependendo do espaço disponível crie uma sala de espera. A decoração da mesma assim como de todo o restaurante deve seguir um único padrão.

6. Evite muitos objetos no espaço como quadros, lustres, cartazes. Um ambiente amplo e claro inspira limpeza.

7. Evite cortinas.

8. Prefira cores neutras nas paredes.

9. Ao colocar mesas no salão não esqueça de deixar um espaço razoável para o trânsito de pessoas e funcionários. Afaste as cadeiras das mesas, como se estivessem ocupadas, e partir daí verifique o espaço que deve sobrar para locomoção.

10. Cuidado com o som. O próprio barulho do ambiente pode se misturar com o som de músicas e tornar o ambiente desagradável.

Fonte: www.cozinhanet.com.br


62 comentários sobre “10 Dicas para Decorar um Restaurante

    Ellany disse:
    outubro 24, 2008 às 10:03 pm

    Olá pessoal.

    Sou publicitária e nunca atuei no ramo da gastronomia. Entretanto, tenho muita vontade de montar um negócio nesta área.
    Gostaria de montar uma cafeteria ou um simples quiosque de crepes no palito aqui em Salvador. Há alguém no grupo que tenha um negócio semelhante? Alguém poderia me orientar, dar conselhos iniciais para este empreendimento?
    No quesitos marketing e comunicação visual tenho grande vivência, acredito que não teria dificuldades. Porém, em relação a gestão do négócio, sou leiga e gostaria da opinião de vocês, que já atuam. Não tenho embasamento sobre receitas, custos fixos entre outras coisas que impactam na rentabilidade do negócio.
    Seria muito importante o depoimento e opinião de vocês.
    Desde já eu agradeço a atenção.
    Um abraço para todos vocês, sucesso.

    Daniela PEREIRA YULE disse:
    janeiro 21, 2009 às 1:57 pm

    por favor gostaria de receber no meu e-mail as 10 dicas de decoração para um restaurante!por favor envie para mim?!obrigado

    aline disse:
    fevereiro 21, 2009 às 4:33 pm

    kro montar um restaurante aberto estilo cabana mas com telha romana, um estilo rustico e com pilastra de madeira e blindex formando as paredes. tijolinho a vista gostaria de dicas…

    kamila disse:
    maio 13, 2009 às 6:28 pm

    Estou fazendo um trabalho e nele tenho um projeto de montar um restaurante estilo Imperial,gostaria de receber no meu e mail dicas e orçamentos de materiais de decoraçao e cozinha.
    Obrigada

    Rodrigo disse:
    maio 21, 2009 às 11:08 am

    Acabei de adquirir um restaurante, vou iniciar as reformas com a decoração do meu agrado, pois, o estado em que se encontra esta lastimável.O espaço é de 7 de frente e 20 de fundo, tem um balcão que pega quase todo o salão, gostaria de uma orientação se possivél por fotos como exemplo para eu decorar. Estou pensando em retirar todo o balcão.
    Agradeço a ajuda!!!

    mayra disse:
    junho 30, 2009 às 6:43 pm

    Vcs teriam mais informações de decoração para sushibar?
    Obrigada

    madalena disse:
    julho 18, 2009 às 7:23 pm

    Olá
    Estou abrindo um restaurante vegetariano numa vila de praia na Bahia.
    gostaria de dicas de cores interna e externa e tambem dos móveis, penso em fazer patna.
    grata
    mada

    joanise santos disse:
    julho 31, 2009 às 4:53 pm

    tenho um restaurante no pavilhao da feira de sao cristovao , e gostaria de decorar ele no estilo nordestino no caso são 2 ambientes como faco????

    juliana feliciano silva disse:
    janeiro 2, 2010 às 3:02 pm

    tenho um restaurante mineiro e vou começar a fazer uma reforma e queria algumas dicas de como decorar se poder por favor mim ajudem.

    Gustavo disse:
    março 4, 2010 às 9:51 pm

    ola…. estou abrindo um restaurante no estilo praiano….queria algumas dicas de como posso decorar…. obrigado

    Edson Muraro disse:
    março 22, 2010 às 5:39 pm

    Tenho um restaurante que funciona como casa noturna nos com musica ao vivo,algumas pessoas comentaram que embora estamos numa avenoda de muito movimento nã percebem a casa e outros passam na frente olham mas não entram.
    O que eu poderia mudar para atrair mais as pessoas??

    Mauri Anderson disse:
    abril 8, 2010 às 9:40 pm

    Olá, foi muito bom conhecer vocês. Estou montando um restaurante e gostaria de ajuda.

    Eliandra disse:
    abril 13, 2010 às 2:37 pm

    gostei muito desse site,me ajudou bastante.

    CARLOS ARIZE disse:
    abril 22, 2010 às 4:06 pm

    Gostaria de receber em meu e-mail., dicas para decoração de um restarante estilo rustico.
    obrigado

    Reginaldo Lopes disse:
    maio 6, 2010 às 8:17 pm

    Olá pessoal.

    Gostaria de montar um bar restaurante que eu podesse fazer um reppy hauer no final da tarde para os clientes. Há alguém no grupo que tenha um negócio semelhante? Alguém poderia me orientar, dar conselhos iniciais para este empreendimento?
    gostaria da opinião de vocês, que já atuam. Não tenho embasamento sobre receitas, custos fixos entre outras coisas que impactam na rentabilidade do negócio.
    Seria muito importante o depoimento e opinião de vocês.
    Desde já eu agradeço a atenção.
    Um abraço para todos vocês.

    vera disse:
    maio 7, 2010 às 11:48 am

    Estou decorando uma casa para ser feito uma kebaberia e queria ajuda como fazer a decoração uma vez que não disponho de muito dinheiro. É uma casa residencial tem e peças e uma cozinha. Agradeço a ajuda. Estarei aguardando

    valdete disse:
    maio 11, 2010 às 10:18 pm

    ola estou montando um restaurante estilo rustico
    voces pode me ajudar na decoraçao…urgente

    lucia disse:
    maio 22, 2010 às 3:57 pm

    gostaria de montar um restaurante mineiro q dicas de decoraçao

    lucia disse:
    maio 22, 2010 às 3:58 pm

    dicas de decoraçao cantinacomida mineira

    tyrza disse:
    julho 13, 2010 às 2:46 pm

    Ola,tenho uma cantina no interior do Amazonas tem por seu estilo o rustico e bem aconchegante mais gostaria de dicas de espaço .Caso alguem queira aluma dica sobre cantinas e principalmente de massas podem estar me solicitando terei a satisfaçao de retribuir.

      Luciano Silva Motta disse:
      fevereiro 21, 2011 às 3:53 pm

      ficarei muito satisfeitos com suas dicas, estou pensando em abrir um bar no quintal de minha casa lugar muito privilegiado e porque fica para principal avenida da cidade e to sem ideia nem em que estilo montaria esse estabelicimento.

    rosi disse:
    julho 14, 2010 às 5:14 pm

    estou montando um self service sem balança em pequena galeria o espaço é pequeno 4 x 3 a comida vou trazer pronta pois tenho outro na mesma rua a vantagem que tenho é que as mesas são na praça de alimentação queria uma ajuda na decoração fiz o carro térmico na cor verde ubatuba que cor combinaria

    Arminda Silva disse:
    julho 17, 2010 às 3:11 am

    ola a todos, gostaria alguma opiniao sobre as cores para decorar um restaurant que quero abrir numa parte da minha casa, tem no chao ceramica de cor branca e esta em ecxelente estado,mas tenho duvidas para as cores sobre a mobilia e gostaria que seja moderno e ao mesmo tempo estilo europeo, pronto espero alguma dica, muito obrigada,,

    Wellington disse:
    julho 29, 2010 às 4:23 pm

    Olá pessoal tudo bem? Eu trabalho a pouco tempo como gerente de restaurante e queria que vocês me ajudassem com dicas de como eu posso melhorar o atendimento, cozinha,pizzaria e delivery em geral porque tenho que melhorar a clientela e rentabilidade da casa como meta da minha gestão. Desde já agradeço por qualquer informações que possam me passar.Abraços.

      diego disse:
      agosto 10, 2010 às 7:37 pm

      Amigo qualidade e higiene bom atendimento e profiisinais qualificado, e uma boa administracao e alma do negocio.

    Sarah disse:
    agosto 10, 2010 às 1:18 am

    Olá, vou abrir um restaurante de fast-food, e gostaria de decorá-lo ao estilo que lembre o Hard Rock Café. O espaço do local é bem espaçoso e rustico.Vocês poderiam me dar algumas dicas?

    diego disse:
    agosto 10, 2010 às 7:35 pm

    quantos metros qadrados eu preciso para colocar 10 mesas de 4 cadeiras,

    Ana Paula Jerônimo disse:
    agosto 19, 2010 às 2:43 pm

    Estou abrindo um restaurante, no qual se chama “NA MORANGA”. Gostaria de fazer uma decoração, rustica e barata… Vocês poderiam me dá uma sugestão?? Gostaria de usar na decoração abóboras morangas e pimentas para decorar…
    O que vocês acham? como devo usar?

    Ana Paula Jerônimo disse:
    agosto 19, 2010 às 2:45 pm

    Estou montando um restaurante, no qual se chama “NA MORANGA”. Eu queria muito fazer uma decoração rustica. Vocês poderiam me dar alguma dicas??? Penso em usar pimentas e aboboras morangas para decoão. O que vocês acham??? Podem me ajudar com algumas dicas?

    Obrigada!!!

    silvio sebben disse:
    agosto 19, 2010 às 7:21 pm

    Olá, tenho um restaurante na minha cidade e gostaria de algumas dicas de decoração , o ambiente é para 70 pessoas, e as paredes são todas em branco, as toalhas na cor laranja, e o que posso fazer para melhorar o aspecto do local??

    Mabel Palmeira de Araujo disse:
    agosto 27, 2010 às 2:06 pm

    Estou querendo abrir um restaurante com requinte e gostaria de alguma sugestão.
    Obrigado

    josy disse:
    setembro 5, 2010 às 8:08 pm

    ola galera vou abrir um bar e restourante,com estilo nordestino,o espaço e de dois andares vcs pode me emviar uma dica como decoralo.agradeco derde ja.

    valdirene ap cortes disse:
    setembro 21, 2010 às 12:10 am

    gostaria de receber em meu email dicas de uma decoração mineira, estou abrindo um restaurante mineiro e tenho muito enteresse nessas dicas obrigado

    denise chagas disse:
    outubro 10, 2010 às 11:44 pm

    Boa noite!Que bom ter encontrado vcs.Bem vou falar um pouco do que possuo e o que gostaria de montar.Moro num bairro chamado Imperial.Minha casa é mto grande hj tem 3 ambientes.Na verdade é um sobrado moro em cima.E na parte de baixo tem uma area livre de ardósia,uma casa de piso com sala,quarto,copa,cozinha e banheiro e um varandão que serve de garagem.No quintal tem uma piscina,churrasqueira,uma suite e outro banheiro pertoa da piscina.E nos altos uma area coberta com telhas colonias.No momento estou alugando o espaço pra festa e todos gostam mto do espaço.Chegam a dizer que parece uma pousada e é mto acochegante eu diria rústico.Estou quereno utilizar este espaço como um restaurante para servir almoço de domingo com churrasco.E nas sextas inicialmente contratar um cantor com um violão algo bem tranquilo,já que é um bairro residencial.Como minha casa é de estilo colonial estou querendo cobrir a parte da frente e iniciar o negócio logo na entrada da casa.Não sei como fazer nem como decorar.AQui no bairro não tem restaurante e acho que seria uma ótima opção para os moradores .Se tiver interesse tenho fotos do local no msn (email).Quem sabe já que o espaço é colonial e o bairro imperial pudesse aproveitar e tematica.O que vc acha?Se puder me ajudar te agradeço.Obrigada.

    Chaene disse:
    outubro 15, 2010 às 1:51 pm

    Ola,Eu e me marido queremos atualizar o restaurante e estamos muito indecisos em relacao a cor para pintura das paredes e o que fazer com elas (quadros ou nao quadro – preto e branco ou colorido???)e as paredes sao muito altas, o que algo bom mas ao mesmo tempo um desafio. Sei que seria bom pintar em cores neutras, mas tbm gostariamos de personalizar um pouco. E luz ‘e um dos pontos principais, queremos escolher outros lustres…
    O restaurante ja esta aberto por 11 anos mas nunca foi atualizado.
    Apreciamos qualquer tipo de ajuda!
    Obrigado!!

    MIRIAM MONTEIRO DA SILVA disse:
    outubro 18, 2010 às 1:19 am

    ESTOU MONTANDO UM RESTAURANTE PARA NOITE GOSTARIA DE SABER COMO DECORAR O PRINCIPAL PRATO SERA FRANGO

    disse:
    novembro 29, 2010 às 9:26 pm

    Olá, pessoal!
    Eu e meu marido estamos prestes a inaugurar um restaurante em uma cidade do interior. Esse fica localizado em um sítio na beira da estrada que dá acesso ao centro da cidadezinha. Gostaria de dicas para decoração; será que devo colocar cortinas(curtas), quadros, lustres, espelhos? o que vcs acham?
    Obrigada!

    monica disse:
    dezembro 20, 2010 às 1:28 am

    Olá, estou montando um restaurante Chinês e gosto muito do estilo rústico, vc pode me dá uma idéia como posso fazer essa mistura.
    grata!!!

    simone disse:
    dezembro 24, 2010 às 1:05 am

    Olá pessoal tudo bem? Eu trabalho a pouco tempo como gerente de restaurante e queria que vocês me ajudassem com dicas de como eu posso melhorar o atendimento, cozinha,pizzaria e delivery em geral porque tenho que melhorar a clientela e rentabilidade da casa como meta da minha gestão. Desde já agradeço por qualquer informações que possam me passar.Abraços.

    cristiane disse:
    fevereiro 18, 2011 às 10:54 pm

    ola estou mim organizando para abrir um pequeno restaurante para publico popular e classe media e baixa como decorar por dentro e por fora sem gastar muito mim ajude por favor obrigado

    Luciano Silva Motta disse:
    fevereiro 21, 2011 às 3:55 pm

    Gostaria de receber opiniões ,pois estou pensando em abrir um bar no quintal de minha casa porque é um lugar privilegiado fica para principal avenida da cidade e estou sem ideia gostaria de receber ideias.

    grato Luciano

    Marcia disse:
    março 28, 2011 às 7:37 pm

    Ola,tenho a intençao de abrir um restaurante que serve somente comida chinesa,por favor preciso de dicas de nomes e tbm decoraçao….Ha o restaurante sera em uma praia bem famosa…Obrigada

    Ivan Paraske disse:
    março 30, 2011 às 4:56 am

    Olá,
    Estou montando um bar que servirá almoço, happy hour na parte da tarde e possivelmente shows (pois tem um segundo ambiente grande e com um palco mas é muito bem separado). Gostaria de sugestões para decoração, pois quero fazer algo bonito mas que não de muito a impressão do bar ser “caro”.

    Sonia disse:
    maio 2, 2011 às 2:50 am

    Estou querendo montar um restaurante, para servir almoço diariamente e jantar 3x na semana,moro em uma cidade no interior e aqui nao tem nenhum restaurante decente, com ambiente climatizado pois é uma regiao muito quente e com um povo simples mas que preza por uma comida boa, gostaria de auxilio na decoracao e tbem na quantidades de pratos que devo servir no almoco( acompanhamentos, carnes e saladas)

      Marcel disse:
      junho 9, 2011 às 8:35 pm

      Ola sonia,
      Talvez seja necessário saber um pouco mais sobre sua ideia antes de podermos dar alguma sugestão. Que tipo de restaurante será? Por quilo, a la carte, preço unico e come a vontade, etc… Que tipo de comida será servido?churrascaria, Comida caseira, pizzaria, japonesa, mexicana? Sabendo isso ja se pode ter uma ideia de decoracao.
      Com relação a quantidade de pratos que ira servir, acredito que isso dependerá do seu espaço fisico tanto na pista quanto na cozinha e estoque. Caso vc tenha um espaco grande na frente mas uma cozinha relativamente pequena, sugiro que procure montar um cardapio que lhe permita ter variedade de pratos la na frente mas ao mesmo tempo um numero mais baixo de materia prima. Ex: creme de milho como um acompanhamento e uma salada utilizando o milho in natura. Duas aplicaçoes para o mesmo produto.
      Mas importante que a criatividade é buscar atender todos os gostos no caso de um buffe. Procure sempre oferecer no minimo, a base do almoço brasileiro (Arroz, feijao, bife e batata frita) Alem da carne vermelha, é importante ter pelo menos uma opcao de peixe, frango e porco.
      Por ser uma regiao quente saladas sao uma otima pedida. abuse delas. Sirva frutas como sugestao para saladas. Nao se esqueca te ter pelo menos uma massa por dia tb… que pode ser variada diariamente …
      Acho que por hora é isso… desculpa se nao pude ajudar mais, se tiver alguma outra duvida e-mail me.

    robson disse:
    maio 30, 2011 às 11:46 pm

    ola boa noite eu tenho um restaurante pequeno onde sirvo uma exelente comida caseira mais agora vou aumenta o restaurante e gostaria de dicaas bacanaas e barataas pois naum tenho muito dinheiro pra gaasta na obra mais gostaria de fazer algo bacana para torna o local bem agradavel pois tb vou trabalhar a noite com pizzaria desde ja agradeço..

    Ayram disse:
    junho 6, 2011 às 3:28 pm

    estou montando um bar e restaurante gostaria de saber como decorar nao tem nada especifico se pudece mandar por email ja agradeço

    Lucia disse:
    junho 23, 2011 às 1:20 am

    Estou montando um bar e restaurante self service gostaria de saber como decorar, nao tem nada especifico se pudece mandar por email ja agradeço

    rosana campos disse:
    julho 22, 2011 às 11:00 pm

    estou construindo um lugar para montar uma lanchonete moro no interior de m.g. onde passa a estrada real por isso gostaria de imagens de como montar uma pastelaria junto com choperia mais rustica moro em ouro branco .obrigada

    Josefa Gonçalves disse:
    julho 24, 2011 às 11:12 pm

    Olá, pessoal! Estou montando uma lanchonete que vai funcionar a noite. Irei vender lanches típicos da região e estou precisando de ideias para decoração, mesas e cadeiras num estilo meio rústico e de baixo custo. O espaço total é de 20m de comp. e 4m de largura, para dividir cozinha e balcão. Estou no aguardo das ideias. Agradeço desde já.

    jiuma disse:
    julho 31, 2011 às 1:02 am

    Estou no final da montagem da restaurante japones selv service, por gentileza me de algumas dicas de decoracao que saia barato, mesmo na fachada, esta semana vou fazer a montagem da arte,se tiver alguma dica ja ajuda ,obrigada,

    cassia disse:
    janeiro 3, 2012 às 8:57 pm

    oi, tenho inteção d emontar um restaurante estilo descontraido, como telha romana e aberto tipo bem sertanjo, gostaria de dicas de decoração e tmb da montagem em si
    grata

    celia disse:
    janeiro 5, 2012 às 8:42 pm

    Olá, tenho um restaurante à 3 anos, 20 mesas de madeira simples, estou pensando em colar nas mesas azulejo, tenho dificuldades com as toalhas, e quero acabar de vez com elas. O que vcs acham de colocar os azulejos sobre a mesa? Fica legal? Não quero baixar o nivel do meu restaurante, hj meu restaurante é frequentado por funcionários públicos, médicos, advogados, professores, alunos, bem diversificado… Por favor me ajude.

    FRANCIELI DA SILVA GONÇALVES disse:
    janeiro 23, 2012 às 10:09 pm

    OLA TENHO GRANDE INTERESSE NA AREA E POUCO CONHECIMENTO DE GERENCIA ;NAO TENHO TANTA DISPONIBILIDADE FINANCEIRA E O LUGAR ONDE MORO E PEQUENO, MESMO ASSIM OS DOIS RESTAURANTES QUE TEM NO LUGAR NAO OFERECE CONFORTO NEM VARIEDADES NO CARDAPIO AOS CLIENTES , O QUE POSSO FAZER PARA QUE MEU RESTAURANTE SEJA DIFERENCIADO DOS DEMAIS, A REGIAO E BEM QUENTE E PRETENDO MONTA-LO EM AMBIENTE ABERTO, QUAL DEVE SER A DECORAÇAO , QUERO ALGO SIMPLES E DE BOM GOSTO, SE POSSIVEL COM ESPAÇO DE LAZER PARA CRIANÇAS ME AJUDEM POR FAVOR ;ATT FRANCIELI

    NILDA disse:
    março 1, 2012 às 5:41 pm

    Oi gente,moro na Bahia e estou pretendendo montar um pequeno restaurante a beira mar.Não disponho de muitos recursos,porém sou muito exigente nos quesitos ambiente agradável e arejado.Por isso gostaria de umas dicas.Nada muito sofisticado e sim confortável.

    Flávia disse:
    março 12, 2012 às 4:42 pm

    Olá, pretendo montar um restaurante, pois no bairro só possui 2 Churrascarias. Preciso de dicas de decoração, cardápios, e como montar uma cozinha agradável. Grata.

    Ionildes Costa Ione disse:
    março 24, 2012 às 7:49 pm

    estou querendo abrir um restaurante aconchegante , boa comida simples mais tambem elegante gostaria de sugestoes obrigado ionildes

    cristina disse:
    maio 17, 2012 às 2:19 am

    ESTOU ABRINDO UM PEQUENO RESTAURANTE. EM UM LOCAL DE BASTANTE MOVIMENTO DE CARROS…POIS FICA BEM PRÓXIMO DA RUA. VOU TRABALHAR COM COMIDA A KILO, E ENTREGAS. QUERO QUE SEJA UM LUGAR AGRADAVEL…. COMO DEVO DECORAR…. AAA IREI TER PRATOS VARIADADOS COM TBM COMIDINHA NATURAL TIPO MEIO MISTO…

    gabrielly e magela barros disse:
    outubro 30, 2012 às 11:36 pm

    olá, meu nome é gabrielly estou fazendo uma pesquisa pro meu projeto empreendedorismo ,a minha equipe tem que montar um restaurante chinês como é um projeto de escola n tenhom muito espaço talvez seje em minha sala de aulaa então terei mais espaço, enfim gostaria que me ajudasse a decorar o lugar de forma simples ,obg ;D

    Nivea Cunha disse:
    novembro 22, 2012 às 1:34 am

    Olá boa noite. Tenho uma pousada e no restaurante dela gostaria de mais cores nas paredes, toalhas de mesas e etc. Mais não sei por onde começar e que cor utilizar pois toda pousadaé verde piscina e branco e sei que precisamos de mais vida. O que devo fazer. Por favor me enviar um email. niveamdc@hotmail.com.

    Att. Nivea Cunha

    marcela disse:
    julho 22, 2013 às 9:51 am

    Olá! estou montando um self service, a loja tem 8m de fundo e 5 m de largura. Onde no fundo da loja tem uma parede com uma janela no meio, na lateral esq. a porta da cozinha e na lateral dir. o banheiro. No centro da loja duas pilastras. Gostaria de uma decoração onde aproveitasse melhor o espaço.

Deixe uma resposta

