O papel da mídia no sucesso do seu restaurante

Postado em Atualizado em

Rodrigo Ferreira

image Para ter sucesso de púbico e alta competitividade no mercado gastronômico, cada vez mais proprietários de bares e restaurantes voltam suas atenções aos meios de comunicação, como forma de aumentar a visibilidade do seu negócio.
O caminho para chegar aos jornais, revista, sites e diversos outros veículos, é mediado por um profissional que faz toda a diferença: o assessor de imprensa.
O principal papel do assessor de imprensa é estreitar os laços entre a empresa assessorada e a mídia, visando sempre o conteúdo jornalístico.
Mesmo com papel definido, ainda existe a comparação de assessoria de imprensa e publicidade, porém são duas formas distintas de comunicação. A publicidade utiliza de espaços pagos nos meios de comunicação, os conhecidos anúncios. Já a assessoria de imprensa conquista o espaço pelo conteúdo jornalístico, de maneira espontânea.
Para assessora de imprensa Bianca Salles, que atua na Gina Comunicações, assessoria especializada em gastronomia, que atende bares e restaurantes de São Paulo, é fundamental para o empresário que pretende contratar esse tipo de serviço, conhecer muito bem o trabalho da assessoria e ter afinidade com o jornalista que vai assessorar seu negócio. “Depende muito da identificação do cliente com a assessoria. É necessário agendar reuniões, saber do histórico da assessoria, conhecer quais os contatos dela com a mídia, e também os clientes que são ou já foram assessorados por ela”, conclui Bianca.

image Segundo Bianca, a maioria dos empresários donos de bares e restaurantes que procuram as assessorias de imprensa já possuem uma base sobre qual o trabalho que será desenvolvido. Mesmo assim, as perguntas e questionamentos são freqüentes. A principal pergunta é referente à freqüência que estarão na mídia.
“A freqüência que estarão na mídia é muito relativa. Depende muito do tipo de negócio que o estabelecimento atua. Mas a intenção da assessoria é trabalhar exatamente isso, criando e sugerindo ações para que o local ganhe o merecido destaque”, explica Bianca.
A assessora de imprensa Fernanda Bellotto, da AFBpress, ressalta um ponto imprescindível: o futuro assessorado necessita ter definido seu objetivo. “Antes de fechar um contrato com uma assessoria de imprensa, o cliente deve ter claro seu objetivo com essa ação. Se ele que atingir o consumidor final, os formadores de opinião, etc. Saber quem é seu público é fundamental”, diz Fernanda.
Depois de escolhida a assessoria de imprensa que melhor atenda as necessidades do negócio, chega a hora do empresário e o assessor traçarem planos estratégicos e ações com intuito de gerar interesse nas mídias em geral.
“O primeiro passo do relacionamento entre assessor e empresário é elaborar uma análise geral do negócio. Criar pautas e sugestões de ações no bar ou restaurante para despertar interesse pelos veículos de comunicação”, diz Bianca.

O diferencial
É notável que o mercado de gastronomia é um dos que mais cresce no Brasil. E claro, o número de bares e restaurantes acompanha esse crescimento.
De acordo com a Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), existem no Brasil mais de 780 mil bares e restaurantes. Sendo no estado de São Paulo 140 mil estabelecimentos.
Com tantas opções de lugares, cardápios, temáticas e preços, é quase impossível para o consumidor conhecer a maioria desses locais. Nesse momento que o trabalho da assessoria de imprensa fica mais evidente.
“O principal diferencial do empresário assessorado será a visibilidade, que é fator fundamental e importante para que ele permaneça no mercado”, diz Fernanda Bellotto.

image Restaurante Carambolla

Carlos Lino é proprietário do restaurante Carambolla, que foi inaugurado em dezembro do ano passado, e faz parte da gama de empresários que agregaram o serviço da assessoria de imprensa ao seu negócio.
“Há 3 meses resolvi contratar o serviço de assessoria de imprensa, e estou muito satisfeito. Logo no primeiro mês meu restaurante garantiu espaço na mídia”, diz Lino, “O número de pessoas que freqüentam meu restaurante aumentou. É notável também que toda vez que alguma nota sai na mídia, o movimento aumenta também”, completa.
Vale deixar claro que assessor de imprensa não faz milagres, como explica Lino. “Antes de contratar uma assessoria o empresário deve ter tudo certo em seu restaurante. No meu caso, só depois que tive certeza que estava preparado, contratei o serviço. Pois aí o empresário corre o risco de ver na mídia uma critica ruim de seu estabelecimento”, conclui.

Fonte: http://gastronomiaenegocios.uol.com.br

planejamento_cardapios

Anúncios

2 comentários em “O papel da mídia no sucesso do seu restaurante

    Mauricio Tocci disse:
    maio 17, 2008 às 11:43 am

    fala Alison, beleza?
    O Lino foi corajoso ao trazer um conceito de Salvador, Bahia para São Paulo! Mas como ele é uma pessoa simples e se armou com uma consultoria (A casa dos chefs) e agora com uma acessoria de imprensa. Torço muito pelo sucesso do restaurante dele! ( Moema é um bairro meio complicado, mas se bem trabalhado…..), e o Lino é muito gente boa!!!
    Abraços

    Alison respondido:
    maio 17, 2008 às 1:48 pm

    Legal Maurício. Fala com o Lino pra fazer um briefing sobre o restaurante dele e me mandar uma foto que faço uma apresentação do restaurante dele no blog. Temos que dar uma força né.

    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s