Moscas, baratas e formigas são pragas inconvenientes

Postado em Atualizado em

Por Paula Praxedes

  Quando o assunto são as pragas, vêm à mente os malvados ratos, camundongos e ratazanas e as nojentas baratonas de esgoto (cientificamente conhecidas como Periplaneta americana). Moscas também são uma praga bem imagechata e inconveniente. Já as baratinhas, formigas, abelhas e mosquinhas das frutas são vistas com outros olhos.

Afinal, existe diferença?
Sim! Elas são menorzinhas, não tem aquela cara de suja ou nojenta… Ou seja, são mais bonitinhas! Mas nem por isso deixam de ser vilãs.

Formigas circulam livremente das ruas, lixos e dejetos para o interior dos banheiros e cozinhas: nelas, as bancadas, utensílios e alimentos são contaminados. Muitas bactérias são veiculadas por esses aparentemente inofensivos insetos. Mosquinhas das frutas podem virar contaminante para os alimentos.

Baratinhas (Blattella germânica) conseguem proliferar-se rapidamente e disseminar-se por todo o estabelecimento. É que elas, diferentemente das baratonas, levam seus ovos consigo e podem ovipor longe de onde fica sua “colônia”. Resultado, uma nova colônia surge distante da primeira.

A solução é a mesma para as grandes pragas: evitar o acesso das pragas, os abrigos, as fontes de água e alimento. Telas nas janelas, vedação de frestas de portas e janelas, tampas nos ralos, limpeza constante e eliminação de vazamentos e goteiras.

Quando uma praga aparece a primeira pergunta a ser feita é: por onde ela veio? Se as barreiras estão feitas, deve-se olhar para as matérias-primas: pragas podem chegar junto a caixas de frutas ou caixas de papelão, e por isso esses materiais não devem ser admitidos no estabelecimento.

É importante seguir o rastro desses insetos e ver de onde vem a trilha da formiga, se a baratinha formou ninho na fiação (proteger as tomadas com espelho é importante por isso!), se as mosquinhas de frutas insistem em ficar onde nem tem frutas (pode ser que tenha umidade e alimento – restinhos — que pra ela são suficientes).

Enfim, deve-se bancar o detetive para realmente combater as pragas.As baratinhas gostam também de morar em motores de equipamentos: que fazer? Venenos?
NÃO!

A empresa que presta serviço de controle de pragas pode te ajudar. Importante é enxergar como um minúsculo inseto: pra eles qualquer sujeirinha é um banquete e, portanto, manter a limpeza é essencial!

Fonte: http://gastronomiaenegocios.uol.com.br

banners_cozinha_industrial

 

Anúncios

Um comentário em “Moscas, baratas e formigas são pragas inconvenientes

    Mauricio Tocci disse:
    maio 28, 2008 às 9:50 pm

    Fala Alison, uma coisa é certa a wordpress é bem melhor que o blogger, pois tem milhoes de plugins de terceiros é só dar uma olhada na net que vc vai pirar! è que eu já acostumei com o blogger, se fosse para eu fazer o blog hoje usaria qordpress sem duvida!
    Essa enquetes e quiz que eu uso é deste site: http://www.quibblo.com
    Você se cadastra, tem varios modelos e ai vc pega o codigo html e insere aonde vc quiser!
    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s