Limpeza é fundamental!

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A utilização dos produtos adequados e de qualidade para cada finalidade de limpeza é essencial para a correta higienização e desinfecção do ambiente

Por Patrícia Xavier

image A limpeza de um restaurante é tudo.Quem resume a importância do ambiente limpo e desinfectado é o gerente geral do restaurante Antiquarius de São Paulo, Evaldo Aragão de Melo.

Ele conta que a opção é feita pelo melhor produto de limpeza, mesmo que custe mais caro. “Nós escolhemos os produtos pela qualidade, vale a pena pagar mais se for eficaz”, diz ele. Evaldo controla o estoque dos produtos de limpeza todos os dias e o setor de compras faz as encomendas uma vez por semana. “São vários fornecedores, de cada um, compramos um produto diferente. Encomendamos o desinfetante em galões de cinco litros e usamos diluído na água. Para limpar os azulejos, a cozinha e o banheiro, usamos produtos tradicionais de limpeza, que também são vendidos em galões”,explica Evaldo. O álcool também é usado na limpeza do banheiro e das mesas.

Evaldo ressalta a preocupação em guardar os produtos de limpeza longe dos alimentos. E para que os clientes encontrem o restaurante sempre limpo, a equipe realiza toda a faxina pelo menos três vezes por dia. “A limpeza é feita quando não há clientes. Limpamos quando o restaurante fecha à uma hora da manhã, depois é feita uma faxina geral de manhã e outra depois do almoço”, completa o gerente.

No restaurante Cantaloup, também em SãoPaulo, a limpeza da cozinha é realizada duas vezes ao dia e após o fechamento. No salão, a faxina é feita antes do almoço e do jantar. Durante o dia, olixo fica armazenado em uma câmara refrigerada e depois do fechamento, na madrugada, é retirado por uma empresa especializada. Assim como o Antiquarius, o restaurante Cantaloup também possui diversos fornecedores de produtos de limpeza.”A escolha dos fornecedores é feita pela qualidade dos produtos que oferecem e pelo preço. Vale a pena pagar mais caro em troca de um produto de qualidade”, afirma a gerente de compras, Cleide Maria Gardilin. As compras dos produtos de limpeza são feitas em média oito vezes por mês.”Nos banheiros e no salão, usamos desinfetante e na cozinha, detergente neutro”, explica Cleide. “É fundamental que o restaurante esteja limpo para receber os clientes. Além do mais, é uma forma de preservação dos materiais”, finaliza.

imageA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu um regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação. Segundo as normas, para evitar a contaminação dos alimentos, o local de trabalho deve ser limpo e organizado e a limpeza deve ser feita sempre ao final das atividades de trabalho, exceto em casos excepcionais. Isso sem falar na importância da higiene pessoal do colaborador que vai trabalhar diretamente com os alimentos. A Anvisa alerta que nunca devem ser guardados produtos de limpeza junto com alimentos, porque os desinfetantes e detergentes possuem substâncias tóxicas que podem causar contaminação.A Agência recomenda ainda que os restaurantes evitem comprar produtos de limpeza clandestinos. Os produtos de limpeza regularizados devem ter no rótulo o número de registro no Ministério da Saúde ou uma frase que informe que foi notificado na Anvisa. Para evitar que insetos e outros animais sejam atraídos para o local de preparo dos alimentos, a recomendação é que a cozinha tenha lixeiras de fácil limpeza, com tampa e pedal, e que o lixo seja sempre retirado em sacos bem fechados.

Entendidas as normas, é só escolher o fornecedor e arregaçar as mangas para a limpeza. A Bralimpia é uma das empresas que fabrica e comercializa equipamentos para a limpeza profissional. Para a cozinha, por exemplo, possuem carros funcionais, baldes espremedores de duas águas, fibras de limpeza, coletores com tampa e pedal para evitar o contato dos operadores com a contaminação. A empresa fornece seus produtos pela rede de distribuidores.Heitor Mazziero, do setor de Marketing da Bralimpia, orienta. “Procure soluções profissionais e não produtos de aventureiros. Além de conseguir resultados realmente melhores, sua empresa economizar á água, produtos químicos e diminuição nas faltas por problemas de saúde”.

imageA Melhoramentos oferece uma linha de sabonetes anti-sépticos e sabonetes líquidos sem fragrância, além de um álcool em gel 70% para limpeza e higienização dos locais. Segundo a empresa, todos os produtos são entregues no estabelecimento, muitas vezes até, no máximo, 24 horas após o pedido. Os produtos especiais para a área da cozinha e banheiro são papel toalha interfolhado, papel toalha em rolo com folhas duplas e simples, pano não-tecido antibactéria, sabonetes e loções. O gerente de produtos da Melhoramentos, Paulo Alexandre Bastos de Queiroz, dá a dica para a utilização dos produtos. “O mais importante é a pessoa ter o conhecimento do produto, ou seja, treinamento, afinal, com as informações necessárias, o usuário saberá a dose correta e a melhor forma de usar o produto em questão. Além de higienizar corretamente, você evitará a chamada ‘contaminação cruzada’, ou seja, limpar várias coisas com o mesmo pano de limpeza, por exemplo”.

A Ecolab orienta sempre o uso de produtos profissionais de limpeza porque possuem sistemas fechados de diluição, maior segurança na utilização, além de assessoria da equipe de vendas e melhor custo final do litro diluído. A empresa faz as entregas no restaurante, mas os produtos também podem ser encontrados na rede de distribuidores autorizados.

Para que sejam alcançados bons resultados de limpeza, a gerente de produto foodservice da Ecolab, Bruna Reitembach, orienta. “Alguns clientes às vezes procuram um único detergente para a lavagem de louças e para a limpeza do piso, por exemplo. Isso não é recomendado, pois cada fórmula tem uma finalidade específica para atingiras diferentes sujidades de louças e pisos. Oferecemos limpadores para pisos, detergentes para lavagem manual de louças, detergentes sólidos para máquinas de lavar louças, desengordurantes, sabonetes para lavagem das mãos e desinfetantes para finalidades específicas”.

A linha de produtos da Prolim é dividida em higiene pessoal, químicos para limpeza e higienização profissional e controle de insetos. Para a higienização das mãos, a empresa oferece um sabonete bactericida e quando não houver sujidade visível nas mãos, a antissepsia a seco pode ser feita com a utilização de um higienizador instantâneo. Os químicos concentrados para limpeza profissional são formulados para cada tipo de sujidade, como: remoção de crostas de gorduras, inclusive carbonizadas, desinfecção de todos os tipos de superfícies, detergente e secante para lavagem de louças, talheres e utensílios para uso em máquinas lavadoras, desinfetante clorado para sanitização de frutas, verduras, legumes e utensílios de cozinha e um produto para controle e eliminação de insetos. Para a manipulação dos produtos químicos, é necessário o uso de equipamentos de proteção, como óculos e luvas.A assistente de Marketing da Prolim, Bruna Silva, dá as orientações para a limpeza específica dos banheiros.”O ambiente sanitário exige duas ações. Recomendamos um poderoso desengordurante para todos os tipos de superfícies laváveis. Para a desinfecção, orientamos o uso dos desinfetantes concentrados que têm como ativo o quaternário de amônia, altamente eficaz na desinfecção de ambientes sanitários”. As vendas dos produtos da Prolim são feitas por meio de consultores
técnicos.

Fonte: http://www.cozinhaprofissional.com.br

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7 comentários em “Limpeza é fundamental!

    vanessa ribeiro disse:
    março 19, 2009 às 1:35 pm

    procedimento de limpezas de restaurante

    Marcelino Pinheiro disse:
    dezembro 14, 2009 às 9:11 pm

    Gostaria de acrescentar que a mecanização da limpeza, além de agilizar, contribui com a economia em recursos não só financeiros como dos químicos usados para a limpeza. A Plataforma conta com equipamentos de limpeza como lavadoras, enceradeiras, aspiradores e polidoras.

    Graça Palmieri disse:
    junho 24, 2010 às 10:03 am

    Onde adquirir produto de limpeza de restaurante:
    para remoção de crostas de gordura?

    Obrigada

    Graça

    Isabel cardoso disse:
    março 15, 2011 às 12:00 am

    Gostaria de receber dicas sobre higienizaçao de restaurante.

    Celyse Márcia disse:
    março 26, 2012 às 1:49 am

    Gostaria de receber procedimentos para limpeza de refeitorio

    Amália Franco Gomes disse:
    setembro 3, 2014 às 5:07 pm

    Gostaria de receber procedimentos para limpeza de restaurantes aos refeitorio.

    rogerio disse:
    fevereiro 26, 2015 às 5:08 pm

    boa tarde gostaria de saber se a vigilancia sanitaria exige o uso de alcool para limpeza de mesas e cadeiras nos restaurante ? se sim .qual a porcentagem de alcool ?
    obrigado

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