Luxuosos e populares apresentam diferenças nos designs dos salões

Postado em Atualizado em

 

Carol Castro

Restaurantes de luxo e restaurantes de preço popular não se diferenciam apenas pela qualidade ou especialidade e origem dos pratos. Detalhes da mobília e disposição das mesas também influenciam os valores e definem a categoria do local.
Atentos em atender a clientes apressados e sem interesse em passar longos períodos dentro de restaurantes, as redes de self-service e fast food geralmente apostam em mobílias mais simples, com cadeiras menores. Não prezam tanto pelo conforto. Cafés e padarias também apostam em cadeiras menos espaçosas. “Em geral em um restaurante popular, as mesas rodam de cinco a sete vezes por almoço. O cliente senta, come e vai embora. Não é necessário tanto conforto”, explica o arquiteto Marcelo Lima.

banner_como_montar_restaurante

Já em restaurantes luxuosos, as cadeiras tendem a ser maiores e mais confortáveis. Essas casas incentivam a prática do slow food, ou seja, uma alimentação mais demorada, favorecendo a apreciação dos pratos e também do ambiente. “Nesse caso o cliente paga não apenas pela comida, mas também pelo ambiente, pelo luxo. As mesas rodam uma ou duas vezes por almoço “, esclarece Lima.
Há vinte anos trabalhando na área de vendas de móveis para restaurantes, Celso Teixeira Garcia, proprietário da Cia de Produtos, constata essas tendências nas vendas. “Não há aqui um tipo que venda mais, porque cada um pede um estilo. Mas as cadeiras pequenas vão para café e restaurantes pequenos. Já os luxuosos pedem cadeiras maiores e mais confortáveis”, conta Celso.
Outra diferenciação está relacionada ao espaçamento entre as mesas. Em restaurantes requintados, geralmente, há uma preocupação com a privacidade dos clientes, o que reflete em distâncias maiores. Indica-se de 1,20 a 1,65 metros quadrados por lugar no salão de refeições em restaurantes de luxo e de 1,0 a 1,35 metros quadrados àqueles de preços populares. Caso haja serviço de garçom, o espaçamento mínimo deve ser de 0,90 metros e se houver uso de carrinho, 1,35 metros. Para elucidar, Lima cita o paulistano Beldi, que aposta em poucas mesas e grandes espaçamentos.
Esses fatores influenciam o conforto e também os valores dos pratos servidos pela casa. “Quanto maior o luxo, maior o espaçamento, menor a quantidade de mesas, e, portanto, maior o preço dos serviços. Por vezes em casas mais sofisticadas há mais garçons, mais gente para circular o que implica em maiores custos e maiores distâncias entre os clientes”, explica Rosana Freira, professora de Planejamento Físico do curso de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi.

O restaurante Amici, por exemplo, opta por pequenas distâncias entre as mesas. Para cumprir o objetivo de criar um ambiente intimista e aconchegante, as proprietárias Lucia Collarile e Renata Cruz, chef do restaurante, apostam na aproximação dos clientes. Além disso, toda a decoração intensifica o clima de amizade. Pelas paredes estão distribuídas dezenas de fotos de amigos e parentes. “Nós trouxemos nossos amigos ao restaurante para que os clientes se sintam confortáveis. Sintam-se na casa de amigos”, conta Lucia Collarile.
Vários critérios incidem na categorização de um restaurante. Se o intuito é torná-lo requintado, deve-se prestar atenção a diversos fatores, além do cardápio. Embora existam algumas regras básicas, os critérios de acabamento são diferentes em cada caso, variando de acordo com o objetivo final de cada empresário. Detalhes de ambientação, iluminação, decoração e acústica devem estar ligados ao objetivo e estilo da casa.

Fonte: Gastronomia e Negócios

banner_como_montar_restaurante

Anúncios

Um comentário em “Luxuosos e populares apresentam diferenças nos designs dos salões

    Thaís Frota disse:
    agosto 23, 2009 às 10:00 pm

    Se precisar de serviços de Acessibilidade pode falar comigo! 🙂
    http://thaisfrota.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s