Como escolher o sistema de automação ideal para sua empresa.

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image A Gestão de um negócio na área de alimentação exige muito esforço de seus administradores, pois são muitos os detalhes a serem observados no dia a dia que vão desde a preparação de um bom produto, qualidade no atendimento e gerenciamento da  Equipe. Mas há outros critérios tão importantes quanto estes que se não forem observados com cuidado podem refletir na lucratividade de seu negócio. A automação comercial veio para facilitar, agilizar e oferecer recursos aos administradores para otimizar seu trabalho. Como é comum recebermos de nossos leitores indagações sobre softwares de automação comercial o Gestão de Restaurantes foi em busca dos principais pontos a serem observados no momento da escolha de um sistema de automação para seu estabelecimento.

A primeira observação importante para se adquirir um sistema de automação é a escolha da empresa que irá lhe oferecer este sistema. É importante avaliar antes de mais nada a credibilidade da empresa junto ao mercado. Avaliar outros clientes que já utilizam o mesmo sistema é de suma importância para saber o grau de satisfação deles com o sistema oferecido, além do suporte de pós-venda. Segundo Marcelo Almeida, diretor da Mafra Informática, o suporte da empresa deve ser tão bom quanto a qualidade do próprio sistema. É importante certificar se a empresa oferece suporte 24 horas dependendo da sua necessidade obviamente e também se oferece atendimento no local. Procure empresas que ofereçam suporte tanto para o software quanto para o hardware (computadores, impressoras, leitores). É importante a empresa oferecer o suporte tanto para software quanto para hardware para que não fique na mão do cliente a necessidade de descobrir onde está o problema e nem para que as empresas não joguem a responsabilidade de um defeito uma para a a outra.

Após a escolha de algumas empresas é importante definir qual a solução necessária para seu estabelecimento. Normalmente o sistema é oferecido em módulos onde o cliente pode optar pelas ferramentas necessárias de acordo com o porte de seu estabelecimento. Fique atento na escolha para não adquirir um sistema muito mais encorpado do que sua empresa necessita ou até mesmo o contrário. Uma instalação típica, contem 1 micro no escritório, 1 micro no caixa, 2/3 terminais de lançamentos e uma impressora de produção em cada local (copa, cozinha, pizzaria, etc).

Outro ponto levantado por Marcelo Almeida é que não importa o porte de seu estabelecimento para se possuir um sistema de automação. Até mesmo empresas menores como lanchonetes e cafeterias têm potencial para adquirí-lo e o investimento é recuperado em 1 ano.

Não perca a segunda parte desta reportagem esclarecendo quais os benefícios que um sistema de automação pode oferecer para seu negócio.

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Mafra Informática

Rua Francisco Bicalho, 1045 –
Bairro Padre Eustáquio – BH/MG
Tel: (31) 3479-2900

 

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