O cliente não tem dinheiro e restaurante não aceita cartão.

Postado em Atualizado em

image
A única moeda que o comerciante é obrigado a aceitar é a circulante, ou seja, o real. No entanto, o pagamento com cartão de crédito, débito ou mesmo cheque, é tão comum que se recomenda colocar na entrada da casa e no cardápio um aviso quando o estabelecimento não aceita um ou outro.

Mas que fazer se não existe o aviso ou, se havendo, o cliente não notou e quer pagar com cheque ou cartão? No caso do cheque, melhor é aceitá-lo, pois no mínimo é prova de que a dívida existe. Mas sem equipamento não se pode aceitar o cartão.
Nesses casos, acompanhar o cliente até um banco sai caro. Então melhor é fazê-lo assinar um papel, que se torna um documento, uma confissão de dívida, no qual consta que no referido dia ele comeu no restaurante, que não tinha dinheiro para pagar e que ficou de enviar o dinheiro dentro de um número determinado de dias. Segue-se a assinatura do sujeito, RG, CPF, endereço e assinatura de duas testemunhas de confiança do proprietário. Se ele não comparece para pagar, pode-se tentar protestar, pôr o nome do devedor no SERASA e entregar a um advogado
para cobrar a dívida, se o valor compensar.

Reter documento ou o próprio sujeito, apenas acabará redundando em mais  confusão. Se ele está repetindo o ato, se sabia que o restaurante não aceitava, então pode ter existido dolo e o proprietário pode chamar a polícia ou fazer boletim de ocorrência. Mas melhor mesmo, é evitar confusão, pois tempo é dinheiro também e confusão afugenta clientes.

Fonte: http://revistabareserestaurantes.com.br

 

banner_manual_conduta

Anúncios

6 comentários em “O cliente não tem dinheiro e restaurante não aceita cartão.

    augustãopower disse:
    dezembro 22, 2011 às 7:20 pm

    E vamos concordar, hoje em dia se o estabelecimento nao aceita cartão, tem obrigação de deixar BEM claro ao cliente, ja passei por ocasião ir comer num restaurante que nao aceitava e a sinalização era feita por papei impressos colados nas paredes e um papel impresso no cardapio, o qual nao chegei a ver pois nao conhecia o local e o garçon me sugerio um prato e aceitei, quando fui pagar tive a horrivel esperiencia de nao ter dinheiro vivo e tive qye correr para achar um caixa eletronico, e pior foi a cara do caixa que me aten deu. Resultou que NUNCA mais volto a comer nesse estabelecimento para evitar constrangimento

      diego disse:
      novembro 18, 2012 às 4:00 pm

      A obrigação é a do cliente procurar saber se o estabelecimento aceita ou não cartão !!! cliente só causa confusão !!!

        jose disse:
        julho 10, 2013 às 8:12 pm

        mas é o cliente que paga, aff

        Lincoln disse:
        novembro 24, 2014 às 10:16 pm

        concordo plenamente com o Diego, se a pessoa esta somente com o cartão, nenhum funcionário é obrigado a dizer se o restaurante já estiver sinalizado, é obrigação da pessoa perguntar.

    Marcis disse:
    janeiro 23, 2016 às 8:03 pm

    Trabalho em posto de gasolina, constantemente acontece isso onde o cliente abastece depois vem com o cartao de credito, ai fica dificil pq o estabelecimento tem placas sinalizando bem visíveis. …. o camarada ja esta com o tanque cheio….. fica difícil ate de tirar o produto. Mais tem casos que os clientes ja oferecem algum doc pra deixar cm pendcia….. neste caso eu pego pq foi ele quem ofereceu………….

    Anderson disse:
    janeiro 8, 2017 às 3:06 am

    No caso o cliente comeu no restaurante e na hora de pagar o seu cartão não passa por problemas no cartão e não dá máquina..o que o estabelecimento pode fazer? Existe pessoas mal intencionadas se aproveitando disso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s