O risco do gás GLP em Restaurantes

Postado em Atualizado em

Instalações incorretas de gás, rede elétrica e má utilização de equipamentos são os principais fatores causadores de incêndios em Restaurantes.

imageIncêndios em Restaurantes podem parecer raros, mas acontecem com mais frequência do que se possa imaginar. Os principais motivos causadores deste tipo de acidente são as instalações incorretas do sistema de gás, rede elétrica e a má utilização de equipamentos.

Na implantação de um restaurante, a segurança deve ser um dos fatores mais importantes a serem considerados, mas em boa parte dos estabelecimentos de refeições coletivas em todo o Brasil este fator é deixado em segundo plano.

Antes mesmo da abertura do restaurante é necessário que seja solicitado ao Corpo de Bombeiros uma avaliação técnica do local para verificar os riscos de incêndio. Esta avaliação é de suma importância, pois havendo algum risco em potencial o corpo de bombeiros informará as devidas correções a serem realizadas para que o estabelecimento funcione com total segurança.

Um dos erros mais comumente cometidos por donos de restaurantes é a instalação do sistema de gás do restaurante. “Já encontrei botijões de gás em cubículos totalmente vedados, ou dentro da própria cozinha.” afirma Alison Figueiredo consultor da GR Gestão de Restaurantes.

Os botijões ou cilindros de gás devem ser abrigados em uma caixa de proteção ou cabines suficientemente arejadas, sua tubulação não deve passar por locais sem ventilação, onde após o vazamento possa ocasionar o acúmulo de gás. Deve-se respeitar uma distância mínima dos pontos de energia como tomadas ou interruptores que podem funcionar como pontos de ignição do incêndio. A instalação de válvulas de segurança e dutos e mangueiras dentro das normas da ABNT também garantem maior segurança às instalações.

Para mais detalhes sobre os procedimento para instalação de Gás GLP verifique as normas no site da ABNT ( www.abnt.org.br/ ) conforme abaixo:

1. NBR 13523 – Central predial de gás liquefeito de petróleo (GLP).
2. NBR 14024 – Centrais prediais e industriais de gás liquefeito de petróleo – sistema de abastecimento a granel.
3. NBR 15358 – Redes de distribuição para gases combustíveis em instalações comerciais e industriais – Projeto e execução
4. NBR 15526 – Redes de distribuição interna para gases combustíveis em instalações residenciais e comerciais – Projeto e execução

Fonte: GR Gestão de Restaurantes.

 

banners_cozinha_industrial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s