Inovando no Ponto de Venda

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O ponto de venda não é apenas um local onde ocorre a exposição dos produtos, mas um cenário projetado para convencer e estimular a compra. Nele estão impressos diversos estímulos sensoriais, que são interpretados pelos clientes como um ambiente agradável ou não. É o grau de experiências positivas vivenciadas no local que define o quão marcante para a pessoa é a sua marca ou loja. Sabendo disto, alguns empreendimentos investiram na experiência e inovaram em serviços, produtos e principalmente nos ambientes. É o caso de algumas padarias e restaurantes existentes em vários países, citados abaixo. Inovadores esses locais se transformaram em pontos turísticos.

O primeiro é o Capcom Bar (http://www.paselabo.tv/capcombar/), localizado em Tóquio. O local é um karaokê e um parque de diversões para os fãs de videogames. A atração principal é o cardápio, pois os pratos possuem a estética semelhante às comidas e bebidas dos jogos. Para incrementar as vendas, o bar dispõe de souvenires.

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Na Tailândia no Hotel Soneva Kiri (http://www.sixsenses.com/privateresidences/kiri/index.php) , o cliente pode apreciar as comidas com uma bela vista do alto de uma árvore, a aproximadamente 5 metros do solo.

 

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Na Alemanha a maior inovação do `s Baggers (http://www.sbaggers.de/), encontra-se na forma de entregar os pratos. Após fazerem seus pedidos em um cardápio digital acoplado em cada mesa, uma espécie de esteira conduz a refeição da cozinha em direção à mesa dos clientes.

 

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Situado nas Maldivas o Ithaa

(http://conradhotels3.hilton.com/en/hotels/maldives/conrad-maldives-rangali-island-MLEHICI/amenities/restaurants_ithaa_undersea_restaurant.html) encontra-se a 16 metros abaixo do nível do mar. O restaurante é um submarino e o salão tem vista de 180° para o mar.

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No Opaque (http://www.darkdining.com/index_main.php) restaurante, a visão não é o órgão mais estimulado, o que normalmente ocorre nos pontos de venda. Os clientes são vendados e convidados a se sentarem em um salão totalmente escuro. Desta forma os outros sentidos são aguçados.

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http://www.sanfrancisco.com/opaque-restaurant/

O restaurante na água do Resort Villa Escudero (http://www.villaescudero.com/) nas Filipinas proporciona aos clientes desfrutarem de suas refeições com os pés na água e ainda, caso tenham interesse, tomar um “banho” nas águas da cachoeira.

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Um dos espaços mais excêntricos é mérito do restaurante Modern Toilet (www.moderntoilet.com.tw). Com bom humor o local possui ambientação temática e cardápio inspirado no banheiro. O restaurante é um sucesso no oriente e já possui várias filiais.

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Outro exemplo excêntrico é o da padaria Eat Bakery (http://www.youtube.com/watch?v=GKSO7m3-MH8&feature=player_embedded#!), na Tailândia. Os pães são moldados com formatos de corpo humano. A inovação não fica somente nos produtos, pois os pães são expostos em bandejas e ganchos, associando a um açougue. O responsável pela produção é também artista plástico.

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Um lugar que surpreende pela beleza e contextualização com o entorno é o Snow Village (http://www.snowvillage.fi/), localizado na parte ocidental da Lapónia finlandesa. O Snow Village é um complexo que inclui restaurante, bar e hotel. Ele é construído, todos os anos no final de novembro, permitindo assim sempre novos ambientes e novas sensações aos clientes.

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E por último, outro empreendimento que proporciona experiências sempre novas, por ser itinerante, é o evento Dinner in the Sky (http://www.dinnerinthesky.com). O restaurante já percorreu diversos países como Londres, Dubai, Portugal e Brasil, e permite que os clientes realizem suas refeições, içados por um guindaste a uma altura de aproximadamente 50metros.

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Algumas ideias poderão servir de inspiração, porém, antes de investir em locais que visam intensamente à experiência, é necessário um bom estudo preliminar para verificar se o negócio será viável e se realmente existe público para o empreendimento.

 

Minha fotoAutoria: Drielly Madeira – Designer de interiores do escritório M&N Ambientes, pós-graduada em Gestão de Marcas e Identidade Corporativa. Site: www.mnambientes.com; e-mail: contato@mnambientes.com Fone: (31) 3654 3013 // (31) 9821 4275

 

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