Como escolher a localização do seu Restaurante

Postado em

Antes mesmo de criar um plano de negócios, planejar um cardápio ou sair correndo para o banco para pedir um empréstimo, você deve primeiro decidir onde exatamente seu restaurante estará localizado. A localização do restaurante é tão crucial para o seu sucesso como boa comida e serviço.  Se você já tem em mente um determinado local para o restaurante, não fique muito apegado à ele até saber se ele possui todos os requisitos para um restaurante de sucesso.

Existem quatro elementos importantes a serem considerados na escolha de um local em potencial para seu restaurante:

1 – Volume populacional

Há pessoas suficientes residindo ou trabalhando na região para frequentar o seu negócio? Por exemplo, a localização do restaurante esta no centro de uma próspera zona comercial da cidade, ou ao longo de uma via movimentada? É preciso haver um número suficiente de pessoas que vivam, trabalhem ou passem pelo local regularmente para mantê-lo ocupado. Para determinar a base populacional de uma região específica, você pode fazer um estudo local. É possível conseguir informações sobre dados demográficos na prefeitura e na câmara de comércio da sua cidade, se houver. De posse destes dados utilize o método do gráfico de círculo, para verificar qual o volume populacional dentro de um determinado raio ao entorno do possível estabelecimento

2607

2 – Estacionamento local

É importante que o possível local onde se pretende instalar o restaurante possua vagas de estacionamento de fácil acesso. Se o estabelecimento não oferecer estacionamento próprio, verifique se as ruas perpendiculares ao estabelecimento possuem espaço suficiente e frequente para que o clliente possa estacionar seu veículo. Caso não haja esta possibilidade, como em grandes centros urbanos, verifique a existência de estacionamentos privados próximo ao local.

2607a

3 – Visibilidade

A fachada de um estabelecimento é fator primordial para um bom movimento. As pessoas têm que saber que o restaurante está lá. Evite locais com fachadas muito estreitas, ou escondidas por excesso de árvores ou outros elementos. Restaurantes ao lado de comércios como açouques e oficinas mecãnicas devem ser evitados.

2607b

4 – Viabilidade do local

Se o ponto escolhido atende às suas expectativas para montar o restaurante é necessário fazer uma última avaliação final do local junto aos órgãos do município. É preciso saber se o móvel tem planta aprovada e habite-se e também veriricar se aquela zona de uso permite a instalação de um restaurante. Isso é feito por meio de um termo de consulta junto à prefeitura.

É importante observar todos estes elementos, para que a chance de sucesso do seu negócio seja maior.

Fonte: GR Gestão de Restaurante

Autor: Alison Alves Figueiredo

banner_como_montar_restaurante

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s