Aula 27 – Parlare Abroad – Part II

Postado em

(Parlare no exterior)

A Parlare está em Nova York participando de um programa de capacitação e aproveitamos para trazer a vocês, caros leitores, curiosidades e dicas sobre o Inglês gastronômico e de atendimento. No post anterior, por exemplo, falamos um pouco sobre como é a relação entre cliente e garçom no momento da saudação.

Confira hoje, mais uma dica, agora sobre como funciona a gorjeta para os americanos.

1308b

Dica nº 2

TIPS (gorjetas)

Quem não gosta de receber gorjeta, não é? Sinal universal da apreciação de um bom serviço. Mesmo que no Brasil não seja tão comum, alguns de nossos clientes acabam deixando algo a mais, além da taxa dos 10%, se ficarem satisfeitos com o serviço.
Aqui nos Estados Unidos, as ‘tips’ são levadas muito a sério. Os garçons recebem abaixo do ‘minimum wage’, o salário mínimo, então eles acabam dependendo da gorjeta para conseguir complementar o salário. Sabendo disso, todos os clientes já dão ‘tip’ naturalmente. Geralmente de 15 a 20%, mas não há uma regra.

Consequência disso é que percebemos um esforço maior por parte dos garçons na hora do atendimento para receber uma boa ‘tip’. E se você não for um bom ‘tipper’, ou seja, não for aquela pessoa que dá gorjetas, prepare-se para não ser atendido tão bem. Alguns dizem que a palavra “Tip” na verdade é uma sigla para “To Insure Promptness” (para assegurar prontidão), ou seja, se você não for um bom ‘tipper’ você poderá ser atendido com menos rapidez do que os outros.

Por isso, quando nossos clientes americanos vão ao Brasil e são bem atendidos, a chance de você receber gorjetas é enorme.

Abraços, e até a próxima!

Gostou? Então curta nossa página no facebook https://www.facebook.com/WeegoIdiomas

Envie-nos sugestões de temas que vocês gostariam de ver por aqui! Abraços e até a próxima!

As aulas de inglês para Restaurantes são oferecidas aos leitores do site Gestão de Restaurante em parceria com a Agência Parlare. Para contratar a Agência Parlare vejam os dados abaixo:

Guilherme

Sócio da Agência Parlare – treinamento em idiomas, que oferece cursos especializados de Línguas estrangeiras para equipes de bares, restaurantes e hotéis; graduado em Tecnologia em Biocombustíveis pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC). Formado em inglês pelas escolas Fisk e Wizard, trabalhou 2 anos como garçom, atendendo clientes estrangeiros de diversas nacionalidades em bares e restaurantes.

Contatos:

www.agenciaparlare.com.br

http://www.facebook.com/AgenciaParlare

contato@agenciaparlare.com.br

11 2626-5519 / 11 9 7516-8857

Rua Vergueiro, 1855 – 6º andar, Vila Mariana – São Paulo – SP.

banner_manual_conduta

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s