Soluções inovadoras para otimizar o atendimento de restaurantes e bares

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O restaurante está lotado, há fila de espera na porta, mesas completamente lotadas e toda equipe trabalhando fervorosamente sem tempo para respirar. São clientes havidos por mais bebidas, comidas e principalmente por um atendimento impecável. Não importa se a casa está cheia ou vazia, para o cliente, o restaurante e sua equipe devem ter a capacidade de atendê-lo bem. Se o atendimento é prestado com qualidade mesmo com a casa estando cheia, o cliente nota o profissionalismo do estabelecimento e com certeza este estabelecimento estará incluído em suas futuras rotas gastronômicas.

Não é possível prestar um atendimento eficiente ao cliente se a equipe não estiver bem treinada e se o estabelecimento não possuir uma estrutura física e operacional bem elaborada. O reflexo destas deficiências é a demora no atendimento, filas cada vez maiores, pedidos errados, pratos frios e consequentemente a insatisfação dos clientes.

O modelo de operação adotado por um restaurante pode influenciar bastante na satisfação do cliente e na rentabilidade do estabelecimento. A GR pesquisou as soluções existentes no mercado que podem melhorar o atendimento e todo este processo operacional. Durante nossa pesquisa nos deparamos com o Restaurante Pizza Mais, que utiliza um sistema de atendimento onde o cliente não precisa aguardar a disponibilidade do garçom para ser atendido.

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Trata-se de um sistema eletrônico sem fio que fica localizado na mesa do cliente. Quando o cliente necessita de atendimento basta apertar um botão e a chamada é enviada para um painel que apresenta e gerencia a fila de atendimento aos clientes. O tempo de espera pelo cliente para o atendimento é reduzido, aumentando sua satisfação com relação ao atendimento.

Conversamos com Giovanni Oliva, gerente do restaurante Pizza Mais, sobre os benefícios que este sistema trouxe para o seu restaurante.

GR – Giovanni, em que aspectos este tipo de sistema melhorou o atendimento em seu estabelecimento?

Giovanni (Pizza Mais) – “Bem, este sistema me proporcionou observar outros aspectos no atendimento que antes passavam despercebidos. Tínhamos receio que, com o sistema os garçons não prestassem mais atenção aos clientes, mas o resultado foi totalmente contrario, os garçons ficaram mais livres até para se dedicar mais aos clientes. O sistema nos proporcionou atender com rapidez e agilidade, ocasionando muito mais satisfação aos clientes. Difícil acreditar que alguns estabelecimentos ainda não possuam este tipo de sistema, pois sem ele não teríamos o mesmo desempenho de atendimento. Já utilizo o sistema a mais de quatro anos praticamente sem custo de manutenção.”

A empresa que fornece o sistema ao restaurante Pizza Mais é a Aceno Digital, especializada na comercialização e fabricação de sistemas eletrônicos para chamar garçons em bares e restaurantes. A GR conversou com Tiago Prado, uma dos idealizadores deste sistema para conhecer um pouco mais sobre seus benefícios.

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GR – Tiago, quais os benefícios que este sistema proporciona para o restaurante?

Tiago (Aceno Digital) – Além da agilidade e organização do atendimento citados pelo Sr. Giovanni, que beneficiam muito o cliente, há benefícios também para o restaurante. Com um atendimento mais organizado e eficiente, o consumo dos clientes também aumenta consideravelmente e isto reflete no faturamento mensal da empresa. Outro fator que contribui diretamente para o aumento do faturamento é o aumento no giro das mesas e uma maior organização da fila de espera.

GR – Tiago, este sistema é acessível a qualquer tipo de estabelecimento, independente do seu porte?

Tiago (Aceno Digital) – Sim, o sistema é muito acessível e o retorno do investimento é rápido. Temos clientes em todos os estados do Brasil nos mais diferentes portes, desde pequenos cafés com 4 ou 5 mesas, até restaurantes com mais do que 100 mesas.

Isso ocorre porque o produto gera muitos benefícios para todos: o cliente, o garçom, o gerente e o empresário, independentemente do tipo e porte do estabelecimento, grandes ou pequenos, com muitos ou poucos garçons, movimentados ou calmos.

GR –A implantação é feita de que forma?

Tiago (Aceno Digital) – A implantação é muito simples. O sistema é composto basicamente de um painel e botões de chamada. Ao receber o sistema, o cliente precisa apenas distribuir os botões de chamada sobre as mesas e posicionar o painel em um local visível a seus garçons e clientes. O uso do sistema é muito simples e intuitivo e não exige nenhum treinamento especial. Em poucos minutos os garçons e os clientes estarão utilizando o sistema.

Os sistemas de automação surgiram para facilitar os processos e a vida das pessoas. É inegável que sistemas como estes contribuem não somente para a melhoria do atendimento e aumento no faturamento, mas principalmente no foco principal para quem atua no ramo de alimentação fora do lar que é proporcionar prazer para seus clientes, seja com um ambiente agradável, uma boa refeição ou um atendimento eficiente.

Colaboração:

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Aceno Digital
http://www.acenodigital.com.br
E-Mail: contato@acenodigital.com.br
Fone: (43) 3027-2255 / (43) 9612-0024 (TIM) / (43) 9141-6060 (VIVO)
Rua Porto Alegre, 212 – Jd. Agari – CEP: 86.020-160
Londrina – PR

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Restaurante Pizza Mais
Endereço: Av, Inglaterra, 1042 – Londrina – PR
Fone: (43) 3025-2225
www.pizzamaislondrina.com.br
contato@pizzamaislondrina.com.br

 

Fonte: GR Gestão de restaurantes

 

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