COMO PLANEJAR SUA EMPRESA PARA CUMPRIR AS PROMESSAS EM 2014

Postado em

06012013c

É chegado o final do ano, hora de colocar tudo de bom e tudo de ruim que aconteceu em 2013 em uma balança. Tempo de pensar no que se fez e poderia ter tido mais empenho ou que demandou muito esforço e no final não valeu tanto a pena. Chegou o momento de pensar em 2014 e no que se fará para que ele seja um ano novo com muitas coisas boas.

Ao contrário do que muitos possam pensar, no entanto, começo de ano não é época apenas para fazer as famosas promessas para sua vida pessoal, mas também é o período para preparar o planejamento das empresas. Analisar os números e definir quais medidas serão tomadas para melhorar os resultados são atitudes simples, mas que já colaboram para que 2014 seja positivo.

Faça uma retrospectiva de 2013, pense no que foi ou não feito pela empresa, avalie o que pode não ter dado certo, para que isso não se repita nas próximas vezes, e liste os fatores que acabaram impactando grandes custos. Não se esqueça de mensurar as dívidas com credores e bancos que pretendia ter quitado. Caso não tenha conseguido quitar um endividamento, relacione entre as prioridades já para o começo do ano.

Pedir ajuda a um profissional especializado em consultoria e gestão de empresa também é uma boa alternativa para ajudar na organização da empresa, não apenas com o planejamento financeiro, mas também com a realização das metas de início de ano. Descobrir qual é a tendência do mercado, quais serão as projeções para o próximo ano e como seu setor se comportará são algumas das atitudes empresariais a serem postas em prática o quanto antes.

A palavra de ordem nesse final de ano é planejar. Faça o planejamento financeiro de seu estabelecimento, pois, assim, você consegue programar, ainda que superficialmente, o que acontecerá no ano que está por vir e fazê-lo ser repleto de sucessos e realizações. E algo fundamental: comece as realizações já nos primeiros meses, para que o tempo não seja perdido e as promessas sejam adiadas por mais um ano.

*Dora Ramos é especialista em contabilidade e controladoria, colaboradora do Pensando Grande e diretora da Fharos Contabilidade & Gestão Empresarial.

banner_analise_financeiro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s